Paranavaí: Campanha ‘Procura-se um Papai Noel’ beneficia 250 crianças
Publicado em: 17/12/2010 às 16:20
Organizada pelo curso de Sistemas de Informação, ação superou expectativas, atendendo o dobro do previsto
Uma campanha promovida pelo curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, resultou num verdadeiro show de solidariedade, tornando o Natal de muitas crianças da cidade mais colorido e alegre. Nomeada ‘Procura-se um Papai Noel’, a ação conclamou doadores e arrecadou dinheiro para compra de doces e brinquedos para os pequenos.
Os presentes já foram comprados e as entregas realizadas, nas creches Maria Madalena Fernandes de Souza e Escola Edith Ebiner Eckert – Escola Rural (em 13/12). “Nossa expectativa era atender ao menos duzentas crianças, o dobro do ano passado”, diz a coordenadora do curso, professora Claudete Werner.
No entanto, segundo ela, a atividade [que é um projeto de extensão universitária do curso] mobilizou grande parte da comunidade acadêmica e outros voluntários de fora do Campus, superando as metas traçadas. Com os R$ 2.900,00 arrecadados, puderam beneficiar 250 crianças.
“O sucesso da campanha está no sentimento de solidariedade que contagiou os alunos, professores e todas as outras pessoas que se envolveram”, declara a coordenadora. “Todos se apaixonaram pela causa e contagiaram várias outras pessoas”, emenda, orgulhosa do feito que acompanhou passo a passo.
Segundo ela, a campanha se propõe a ir além dos objetivos de praxe, ou seja, ir além da doação dos singelos presentes; o grande intuito é proporcionar à criançada momentos de afeto e amor: “Também acreditamos que a ação colabore para o desenvolvimento humanístico, despertando em nossos alunos e nos demais participantes o sentimento de solidariedade”.
Para o desenvolvimento das atividades, os envolvidos realizaram reuniões com o colegiado do curso, escolheram os locais a serem beneficiados e os presentes, empacotaram e realizaram a entrega como manda a tradição: todos trajados de Papai Noel, em carreata. Eles também foram responsáveis pela arte da carta que acompanhou os presentes.
“Foi um momento emocionante para todos. Os maiores beneficiados, sem dúvida, foram os Papais Noéis, que tiveram a oportunidade de doar sentimento de amor ao próximo”, ressalta a professora. Bolas, carrinhos, bonecas, ‘kit princesas’, balas, pirulitos, chocolates e muita pipoca foram distribuídos aos pequenos.
Para o próximo ano, os sonhos são grandes e a vontade de ajudar ainda maior, diz a professora: “Ao final do evento retornamos para a Unipar e planejamos a próxima campanha com expectativa de atendermos, mais uma vez, o dobro de crianças... Nisso tudo, o melhor é concluirmos que compartilhamos a experiência e o crescimento”.
Extensão Universitária
Esta campanha de Natal faz parte da gama de projetos de extensão universitária que a Unipar desenvolve, com muito empenho e inspiração. A extensão universitária se caracteriza como uma das grandes preocupações da Instituição. Ano a ano, os projetos surgem ou ressurgem afim de proporcionar ao estudante o contato direto com a comunidade e esta, por sua, vez se beneficiar com os conhecimentos produzidos no seio acadêmico.
Numa via de mão dupla, as atividades visam socializar o saber, se reafirmando como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa. Os projetos desenvolvidos pela Unipar, são centrados no objetivo de eliminar e/ou reduzir a distância entre a formação profissional e os processos sociais, econômicos, políticos e culturais.
Todas as atividades são acompanhadas pela Diretoria Executiva de Gestão da Extensão Universitária. “Nossos cursos têm a preocupação de formar grandes profissionais com competências técnicas e cientificas e, para isso, cria projetos de ensino, pesquisa e extensão para fortalecer o processo ensino-aprendizagem”, atenta a coordenadora de Sistemas de Informação, Claudete Werner.
“Além de grandes profissionais também se preocupa em formar grandes pessoas... Pessoas com caráter e moral ético”, emenda, justificando o investimento no projeto ‘Procura-se um Papai Noel’. “Essa e várias outras campanhas solidárias promovidas na Unipar ou pela Unipar colaboram para fortalecer no estudante o sentimento de solidariedade”, arremata.