Francisco Beltrão: Formandos de Biomedicina visitam Hemocentro da cidade
Publicado em: 16/12/2010 às 14:50
A turma conheceu a rotina do hemonúcleo, da coleta de sangue à disponibilização para hospitais credenciados. Voluntários fizeram a doação
Neste segundo semestre letivo, os acadêmicos do 4º ano do curso de Biomedicina da Universidade Paranaense – Unipar, Campus de Francisco Beltrão, visitaram o Hemocentro local, com a supervisão da professora Vanessa Batista. Na visita, conheceram a rotina do hemocentro, da entrevista inicial, a coleta, doação e processamento que ocorre com o sangue doado até que ele esteja disponível, de forma segura, para uso dos hospitais credenciados.
Alguns acadêmicos também se dispuseram a fazer doação, objetivando manter completo o estoque do Hemocentro. Para quem também deseja ser voluntário, há alguns requisitos básicos: portar documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem alimentado e não estar incluído em grupos com ocorrência frequente de situações de risco para contaminação pelo HIV.
Segundo a professora, que é orientadora de estágios, visitas técnicas colaboram para o aprendizado das funções do biomédico na prática assistencial, pública ou privada, formando profissionais com conhecimentos técnicos, humanísticos e histórico-sociais necessários ao entendimento e intervenção na realidade nacional e regional.
“As visitas são importantes por ampliarem o conhecimento dos acadêmicos sobre as técnicas e procedimentos realizados por outros profissionais da área e também ajuda na decisão de qual área da Biomedicina cada um optará por atuar”, frisa a professora.