Você está aqui: Notícias > Umuarama: 2º Encontro de Comunicadores reúne pioneiros do rádio
Umuarama: 2º Encontro de Comunicadores reúne pioneiros do rádio
Publicado em: 14/12/2010 às 16:30
Evento do curso de Publicidade e Propaganda uniu grandes nomes da história do rádio umuaramense e recordou fatos marcantes dos tempos áureos desse veículo de comunicação
Resgatar a história dos meios de comunicação de Umuarama dando a elas um contorno científico. Foi com este objetivo que o curso de Comunicação Social / Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, promoveu o 2º Encontro de Comunicadores (em 3/11).
Conduzido pela pesquisadora Sônia Moro, o evento atraiu estudantes, professores e grandes nomes do ‘tempo de ouro’ do rádio. Todos se reuniram para apreciar o relato das experiências desses profissionais que colaboraram para o surgimento e consolidação do meio radiofônico.
A coordenadora do Pró-Magister, professora Cacilda Zafaneli, o diretor da Fundação Cândido Garcia, Douglas Bácaro, e a filha de ‘Palha Roxa’ [um dos grandes nomes da história do rádio da região], Ângela Russi, também prestigiaram. Na abertura a ex-aluna do curso de Letras, Andressa Ricarte, o estudante de Psicologia, Mateus Spinola, e o estudante de Comunicação Social, Rafael Bernardo, cantaram e homenagearam os profissionais convidados.
O evento é mais uma ação do projeto de pesquisa comandado pela doutora em Comunicação e Semiótica, professora Sônia Moro, intitulado ‘Em fina sintonia com a história: A performance do universo radiofônico na cidade de Umuarama em cinco décadas de ondas sonoras no ar’. Com auxilio de estudantes ligados ao PIC (Programa de Iniciação Científica) e ao Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), ela desenvolve uma série de trabalhos científicos voltados ao resgate histórico, na área da comunicação.
Um deles, intitulado ‘Grandes nomes do rádio umuaramense: Palha Roxa em perfil’, desenvolvido pelo estudante Régis Maria Andrade (2º ano), foi premiado no 9º Encontro de Iniciação Científica da Unipar, ficando entre os melhores. Os pioneiros Carlos Rodrigues, ex-aluno do curso e radialista esportivo, José Manuel Galdino (conhecido como Manezinho do Rádio) e Washington Alves da Silva, violeiro, compartilharam com os alunos as suas experiências.
Carlos Rodrigues relembrou sua carreira na comunicação esportiva desde a estréia na Rádio Colméia (Campo Mourão) em meados dos anos 70 até seu ingresso na Rádio Bianca F.M em 2009. O ‘Manezinho do Rádio’ relembrou seu trabalho e as expectativas quando estreou na Rádio Cultura em 1983. Já Washington Alves da Silva contou como era a cidade em 1955, quando chegou, intercalando suas histórias de ‘cantor do rádio’.
Em um bate-papo descontraído, os estudantes conheceram a trajetória do rádio em Umuarama e sua importância para o desenvolvimento econômico da cidade. Os convidados ainda abrilhantaram a noite com narrações, além da apresentação de Washington da Silva, que tocou antigas canções e animou a todos com suas habilidades no violão.
“É a vez e a hora de realizarmos este registro histórico, pois a memória que permanece na oralidade, morre com o último falante”, diz Sônia Moro em discurso, ressaltando a importância de ouvirmos e absorvermos as memórias compartilhadas pelos profissionais pioneiros da comunicação radiofônica.
A pesquisa recebeu apoio da Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar e da coordenação do curso de Comunicação Social.