Você está aqui: Notícias > Cianorte: Estilistas famosos foram lembrados por alunos de Moda
Cianorte: Estilistas famosos foram lembrados por alunos de Moda
Publicado em: 11/12/2009 às 12:00
Em aulas de História da Moda, estudantes pesquisaram sobre a vida de criadores consagrados: Paul Poiret, Cristian Dior, Hubert de Givenchy, Yves Saint Laurent e outros
Acadêmicos do 3º ano do curso de Design de Moda da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cianorte, na disciplina de História da Moda, puderam conhecer e desenvolver trabalhos de cinquenta nomes consagrados da moda, do século 20.
O giro pela história dos criadores teve início em 1904, com Paul Poiret, que deixou para o mundo da moda uma de suas maiores inovações, a técnica de moulage ou draping. “Uma radical inovação em um mundo dominado pelo método de modelagem da alfaiataria”, ressalta a coordenadora do curso, professora Márcia Ruiz.
Em retrospectiva, passaram pela eterna Chanel, que revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19. “Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu sua própria imagem, a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo”, observa.
Durante a aula, também lembraram Cristian Dior, criador do New Look; Hubert de Givenchy, que teve como sua musa inspiradora a atriz Audrey Hepburn, consagrada através do filme Bonequinha de Luxo; Pierre Cardin; e o eterno Yves Saint Laurent, que popularizou o ‘prêt-à-porter’ (roupa pronta – antes eram feitas sob medida, para cada freguês), deixando o mundo da moda em 2008.
Não ficaram de fora da lista Courréges, Paco Rabanne e Valentino. Dos anos 70, a turma pôde conhecer o excêntrico Karl Lagerfeld, e a influencia oriental dos estilistas kenzo Takada e Issey Miyake, este último conhecido como o mestre do equilíbrio entre o futuro e a tradição.
Dos anos 80, um dos maiores destaques foi Jean Paul Gaultier, criador do figurino do filme o Quinto Elemento e de vários looks para a cantora Madona. Já na atualidade, a pesquisa envolveu grandes criadores brasileiros, como Lino Villaventura, Carlos Miele, Ocimar Versolato e Alexandre Herchcovitch.
Segundo a professora, estes criadores são referências importantes para os futuros estilistas: “Com a atividade, os alunos puderam conhecer mais sobre os precursores da moda e como surgiram marcas as famosas de hoje. O resultado das pesquisas surpreendeu os acadêmicos, que executaram as ilustrações, através de desenho manual ou gráfico”, enaltece.