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Cascavel: Semana da Matemática incentiva a formação continuada
Publicado em: 14/12/2010 às 10:50
O evento discorreu sobre atualização profissional, docência na rede estadual de educação, resolução de problemas matemáticos, geometria euclidiana e multiplicação e divisão de números inteiros
Sob a temática ‘Formação continuada e metodologia’, a Universidade Paranaense – Unipar realizou a 11ª Semana da Matemática. Palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos permitiram aos participantes fazer uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem no contexto educacional.
Na cerimônia, a coordenadora do curso, professora Marivane de Souza Martin, disse que a semana foi planejada com carinho, objetivando trazer informações sobre o que é preciso para a atualização profissional. Em seguida falou a coordenadora da pós-graduação em Ensino da Educação Matemática, professora Ana Paula Faccio.
A diretora do Campus, professora Débora Venturin, também se pronunciou. Ela parabenizou as professoras pelo incentivo à educação continuada e compartilhou com egressos e acadêmicos a alegria por saber que a maioria dos vestibulandos inscritos no Processo Seletivo 2011 foi indicada por acadêmicos. Também destacou a presença em peso dos formandos na prova do Enade: “Nossos formandos demonstraram compromisso e responsabilidade ao levar o nome e a bandeira da Unipar”.
A primeira palestra foi proferida pela pedagoga Sandra Mara Martins, do Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Com experiência de mais de vinte anos na rede estadual de educação, destacou que, “ao pensar uma educação para a superação, deve-se pensar na possibilidade de uma formação que leve em consideração a capacidade de o sujeito tornar-se autônomo intelectual e moralmente, que seja capaz de interpretar as condições histórico-culturais”.
A professora lembra que todas as disciplinas têm diretrizes de autoria de professores da rede e fala da importância da inclusão da filosofia, psicologia e pedagogia na educação. Segundo a pedagoga, outro fator essencial é a manutenção da escola democrática: “A educação para mudança da sociedade, é mais do que cumprir carga horária, é fornecer conhecimento como subsídio para compreender a realidade e mudar a sociedade”.
A pedagoga falou das políticas de formação continuada da Secretaria e da escola dual, para os filhos da elite e a outra escola para o proletariado. Ela diz que, em sua experiência diária, busca compreender como acontece a educação: “Devemos refletir o que é educação, para que sociedade e para quais sujeitos”.
Também foi destaque na semana a participação da professora doutora Lourdes Onuchic, da UNESP Campus Rio Claro/SP. Ela falou sobre ‘A resolução de problemas no ensino de Matemática’. Segundo ela, o aluno deve ser construtor do conhecimento. “Os professores precisam estimular os alunos a ter ideias para transformar conhecimento em saber da mente e não dar a solução dos problemas”, afirma.
A professora, que é precursora da metodologia de resolução de problemas no Brasil, segue a linha pós-Jorge Polya, pai da resolução de problemas, e instiga novas maneiras de ensinar a Matemática, partindo do conhecimento prévio dos alunos, que é a base para novos conceitos técnicos e operatórios.