UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Capes/Mec libera bolsas para mestrado da Unipar

Publicado em: 13/12/2010 às 11:00

Os contemplados serão ingressantes no programa de Biotecnologia Aplicado à Agricultura; os outros podem concorrer a ‘bolsas parciais’ oferecidas pela Universidade Paranaense

Professores do mestrado: Capes aprovou quatro novas bolsas para o programa

Em plena campanha de inscrições para seleção de nova turma, a coordenação do mestrado em Biotecnologia Aplicado à Agricultura da Universidade Paranaense – Unipar recebe uma boa notícia: a aprovação pelo Governo Federal de novas bolsas para o programa.

A liberação foi feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), atendendo à solicitação da Unipar. Após conferência e avaliação dos dados argumentados no pedido, o resultado foi divulgado no edital nº. 059/2010, do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup). Foram concedidas quatro bolsas.

“Estas bolsas são destinadas a quem ingressar na nova turma”, informa o coordenador, professor Nelson Colauto, que é pós-doutor na área. A seleção está marcada para o dia 25 de fevereiro. O valor da bolsa ultrapassa mil reais mensais. Ainda assim, os contemplados farão o curso gratuitamente. "É como se ele ganhasse uma bolsa dupla", diz Colauto, enfatizando que a Reitoria da Unipar concede esse prêmio a titulo de incentivo.

Ele adianta que está elaborando um projeto para que essas quatro bolsas concedidas pela Reitoria sejam destinadas aos alunos que se destacarem em cursos de graduação da Instituição. "Os que no ano da formatura obtiverem a melhor média terão como presente uma bolsa de mestrado", avisa, lembrando que a proposta será enviada à Reitoria para apreciação e aprovação.

Mas tem contrapartida. O estudante não pode ter vínculo empregatício e deve cumprir quarenta horas semanais de atividades entre aulas, simpósios, pesquisas, seminários e outros eventos de cunho científico. O coordenador ressalta que, além dessas bolsas da Capes, a Unipar oferece mais dez ‘parciais’ para os melhores colocados na seleção.

Recomendado pela Capes, o mestrado da Unipar integra a área de Ciências Agrárias e compreende três linhas de pesquisa: ‘microbiologia agrícola’, ‘melhoramento vegetal’ e ‘coleta, caracterização e conservação de germoplasma’ (material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro).

O corpo docente é altamente qualificado: o curso reúne doutores e pós-doutores em agronomia, biologia celular, engenharia química, genética e ecologia. O coordenador é doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Paulista (Unesp/Botucatu) e pela Warwick/HRI University (Inglaterra); também pela Unesp tem título de pós-doutor em ‘Genética Molecular e de Microrganismos’ e em ‘Biotecnologia’.

A inscrição para o programa de mestrado pode ser feita pela internet (no site www.unipar.br). Estão disponíveis apenas dezesseis vagas. O processo seletivo consta de prova de interpretação de texto em inglês (com uso de dicionário), avaliação do currículo e do histórico acadêmico e entrevista perante comissão avaliadora. As aulas, preferencialmente, serão ministradas às sextas-feiras (tarde e noite) e aos sábados (manhã e tarde).

Há quatro anos, em Umuarama

O mestrado em Biotecnologia Aplicado à Agricultura é ofertado desde 2006 no Campus Umuarama da Universidade Paranaense. Nesse período diplomou dezessete mestres. É dirigido a graduados em Ciências Biológicas, Agronomia, Farmácia, Engenharia de Alimentos, Química, Medicina Veterinária, Nutrição, Zootecnia e outras afins. Tem por meta formar professores, pesquisadores e profissionais para atuar na cadeia produtiva agrícola e na conservação da biota regional, fomentando o desenvolvimento de atividades científicas e biotecnológicas no campo das Ciências Agrárias. Recomendado pela Capes com conceito três (máximo é cinco), tem feito um bom trabalho, tanto que, na última avaliação trienal de cursos, os índices de desempenho subiram, o que permite uma projeção de ascensão para o conceito quatro.

Redes sociais>