UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Professor pesquisador participa de eventos nacionais e internacionais

Publicado em: 10/12/2010 às 15:45

No Chile, o coordenador do curso de História, professor Fausto Irschlinger, compartilhou conhecimentos com intelectuais de outros países. Também esteve em Irati, Foz do Iguaçu e Argentina

Professor Fausto representa Unipar em congresso no Chile
Professor visita marcos históricos de Santiago
Professor visita marcos históricos de Santiago
Professor Fausto se reúne com coordenadores de cursos do Paraná, em Irati
Professor apresenta pesquisas e conhece novos lugares históricos

O coordenador do curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cascavel, professor Fausto Irschlinger, que é doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná, participou de eventos e congressos disseminando pesquisas e interagindo com pesquisadores e culturas de diversos países.

Em outubro, o professor participou do 12º Encontro de História da ANPUH- PR, em Irati. No evento, que reuniu pesquisadores ligados à Associação Nacional de História e versou sobre ‘Regiões, imigrações, identidades’, Irschlinger apresentou parte de suas pesquisas no simpósio ‘Intelectuais & Instituições: problemas e possibilidades de um campo interdisciplinar de estudos’.

Ele apresentou trabalhos e participou da reunião ordinária com os coordenadores dos cursos de História do Estado do Paraná (onde foi lançado um catálogo estadual envolvendo os cursos) e do Fórum de pós-graduação, envolvendo coordenadores de pós-graduação, mestrado e doutorado da UFPR, UEL, UEM, Unicentro, Unioeste e Unipar. O coordenador foi acompanhado pelo egresso do curso, Jean Mioranza, que é professor estadual em Cascavel.

Ainda em outubro, o professor visitou à recém-criada Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), que funciona junto à Itaipu, em Foz do Iguaçu. Com o reitor, doutor Hélgio Trindade, discutiu pesquisas, sendo que ambos são pesquisadores da História do Movimento Integralista Brasileiro.

Recentemente participou, com apoio da Unipar, do 2º Congreso Internacional – Ciencias, Tecnologías y Culturas: diálogo entre las disciplinas del conocimento, que envolveu pesquisadores da América Latina, do Caribe e Europa. O evento foi realizado na Universidade de Santiago do Chile. Na ocasião, o professor participou do Simpósio ‘Intelectuais, configurações de poder e política na America Latina – século 20’, interagindo com pesquisadores do México, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Venezuela, Espanha e Brasil.

Segundo afirma, participar de eventos regionais, nacionais ou internacionais oportuniza integrar pesquisas e conhecimentos e viabiliza a apresentação de suas pesquisas, além de integrar a Unipar e o curso de História às diferentes esferas do conhecimento nacional e internacional.

“Foram momentos marcantes, como conhecer a história da região de Irati e os rumos de pesquisas atuais no Brasil; fazer escala em Buenos Aires e conversar com argentinos, conhecer alguns pontos históricos, as manifestações públicas e o cortejo do corpo do ex-presidente; conhecer Santiago e o Chile, sua organização, sua qualidade educacional, a cortesia do povo chileno, vivenciar sua cultura e conhecer pessoas de várias partes do mundo; e vislumbrar marcos histórico e turístico do Chile e ver de perto a cápsula que resgatou recentemente os mineiros chilenos e as reações do seu povo”, conta.

E complementa: “A América Latina deve ser bem analisada, pois temos inúmeras possibilidades de maior integração cultural e de conhecimento interdisciplinar”.

O professor também apresentou pesquisa na 2ª Jornada Latino Americana de Movimentos Sociais, Políticos e Culturais, na cidade de Córdoba, na Argentina. Ele explanou sobre os intelectuais conservadores do século 20 no Brasil e interagiu com pesquisadores de vários países da América.

Redes sociais>