Você está aqui: Notícias > Docente expõe trabalho sobre psicologia hospitalar em congresso, em Londrina
Docente expõe trabalho sobre psicologia hospitalar em congresso, em Londrina
Publicado em: 08/12/2010 às 15:00
Evento possibilitou a interação entre profissionais da área e estudantes de vários estados brasileiros. A professora Miriam Dalla Rosa representou Toledo e Cascavel
A professora Miriam Dalla Rosa, dos Campi de Toledo e Cascavel, representou a Universidade Paranaense na 8ª Jornada de Psicologia do HU/UEL e 2° Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada à Saúde, em Londrina.
A docente apresentou trabalho sobre Psicologia Hospitalar, escrito junto com formandas do curso de Psicologia do Campus Cascavel. O trabalho denomina-se ‘A Psicologia hospitalar e o trabalho com pacientes em estado terminal’.
Com o tema ‘Corpo e subjetividade’, a conferência de abertura foi proferida pelo psicanalista Niraldo de Oliveira Santos, de São Paulo. Na ocasião, ele apresentou ideias propostas por Jacques Lacan, em que o corpo é percebido do ponto de vista do registro do simbólico, que se estabelece entre fala/linguagem/corpo. “Isso significa compreender o corpo que adoece não só por suas funções como corpo vivo (real), mas a partir dos significantes inscritos”, justifica.
O evento foi realizado pelo Serviço de Psicologia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina e reuniu psicólogos, psicanalistas, assistentes sociais e estudantes de onze estados brasileiros. Segundo a professora da Unipar, houve importantes discussões sobre conquistas e desafios profissionais, no campo da Psicologia da Saúde. “Nós, enquanto profissionais da educação, temos o compromisso de transmitir o conhecimento produzido na Universidade”, diz.
Para a participação, a professora recebeu ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.