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Cascavel: Projeto enfatiza a prática da assistência a domicílio
Publicado em: 06/12/2010 às 15:30
Visando à humanização e melhoria da assistência em enfermagem, acadêmicos desenvolveram projeto de atendimento a pacientes da unidade básica de saúde do bairro Cancelli
Durante a graduação, acadêmicos têm a oportunidade de conhecer várias áreas de atuação profissional. O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar mostra mais um campo promissor, através do projeto de extensão ‘Assistência de Enfermagem no domicílio aos portadores de necessidades especiais em unidade básica de saúde’.
O projeto aconteceu todas as quartas-feiras e beneficiou pacientes do bairro Cancelli, acometidos por diferentes patologias, visando melhor qualidade da assistência. A coordenadora do projeto, professora Andrea Monastier, destaca que a assistência domiciliar é uma alternativa de cuidado que vem ganhando espaço, pelo intuito de “desinstitucionalizar pacientes e humanizar seus tratamentos”.
“Ocupamo-nos da possibilidade de reiterar sempre, nos distintos planos das práticas de saúde, o valor da relação entre profissionais de saúde, acadêmicos e usuários do serviço de saúde, como relação humanizada, através das ações coletivas”, enfatiza.
Neste ano, quinze acadêmicos integraram o projeto. Eles orientaram pacientes e familiares quanto ao trabalho a ser realizado; fizeram visita domiciliar aos pacientes especiais, para levantamento de necessidades e realização do diagnóstico de enfermagem; estimularam a troca de experiências entre pacientes em relação ao autocuidado e vivência; prestaram assistência de enfermagem e cuidados (massagens e conforto) aos pacientes acamados; e fizeram os encaminhamentos necessários.
“Esta é uma experiência muito gratificante para os graduandos, que assistem não só o paciente, mas os familiares, por meio de uma avaliação clínica, identificando diagnósticos de enfermagem norteadores do planejamento de cuidados aos pacientes e seus familiares”, justifica a professora.
E emenda: “Pensamos num projeto em que os acadêmicos pudessem conhecer essas demandas, estruturando o trabalho com base em uma permanente atualização de conhecimentos, pois encontramos situações que demandam uma gama de procedimentos que qualificam nossos acadêmicos e os usuários no cuidado com sua saúde”.