UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Júri simulado marca encerramento das atividades práticas do curso de Direito

Publicado em: 03/12/2021 às 09:00

Trabalho fez parte da disciplina de Estágio Supervisionado Simulado - Prática de Processo Penal

 Atividade de júri simulado no Tribunal do Júri do curso de Direito da Unipar.
Atividade de júri simulado no Tribunal do Júri do curso de Direito da Unipar.
Atividade de júri simulado no Tribunal do Júri do curso de Direito da Unipar.
Atividade de júri simulado no Tribunal do Júri do curso de Direito da Unipar.

Acadêmicos do 5º ano do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão desenvolveram na terça-feira (30), atividade de júri simulado, na sala do Tribunal do Júri, como encerramento das atividades práticas da graduação em 2021.

O trabalho fez parte da disciplina de Estágio Supervisionado Simulado - Prática de Processo Penal, e contou com a participação de alunos de outras turmas do curso de Direito, que atuaram na função de jurados.

Nas quase 3 horas de julgamento foram observados os ritos previstos nas normas processuais, com debates de teses defensivas e acusatórias, a partir de um caso fictício.

Ao final, os acadêmicos responsáveis por presidir a sessão de julgamento conduziram a votação junto ao conselho de sentença. O réu foi condenado a cinco anos de reclusão pelo crime previsto no Art. 121, §1º, do Código Penal (homicídio simples).

O professor mestre Adriano Vottri Bellé, responsável por organizar os trabalhos, enalteceu a modernidade e a imponência das novas instalações do Tribunal do Júri da Unipar e destacou a relevância da atividade para a formação acadêmica e profissional dos estudantes: “para além dos ritos e procedimentos, a atividade do júri simulado é muito importante para o aprimoramento de competências e habilidades do profissional da área jurídica na atualidade, como a expressão verbal, a postura e o correto desenvolvimento das teses jurídicas adequadas ao caso proposto”.

A acadêmica de 5ª série, Carina Rita de Lima, que atuou como juíza que presidiu o júri simulado, ressaltou a importância da atividade prática para o curso de Direito. “Foi uma satisfação imensa encerrar o ano letivo fazendo parte desse simulado, que é feito anualmente pelos acadêmicos”.

O júri simulado contou com apoio de Marcelo Wurlitzer Ramos (advogado e egresso da Unipar), Eduardo Ressetti Pinheiro Marques Vianna (juiz de Direito) e Gabriel Santos Pereira Paquielli (promotor de justiça), ambos da Comarca de Francisco Beltrão.

 

Redes sociais>