UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Acadêmicos de Nutrição falam sobre educação alimentar para crianças

Publicado em: 01/12/2021 às 13:00

Universitários atenderam cerca de 400 alunos da rede pública de Bom Sucesso do Sul

Acadêmicas do último ano com a nutricionista Patrícia, do município de Bom Sucesso do Sul.
Momento da explanação sobre educação alimentar para os alunos.
Momento da explanação sobre educação alimentar para os alunos.

Acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão estiveram na cidade de Bom Sucesso do Sul para uma atividade de educação nutricional e avaliação antropométrica de crianças do município. Ao todo, foram atendidas cerca de 400 crianças em idade escolar e pré-escolar (CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil).

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, a educação alimentar passar por uma série de estratégias que promove a formação de hábitos alimentares saudáveis. Por isso, o consumo alimentar adequado necessita de cuidados desde a infância, para que as preferências em relação à alimentação não sejam por alimentos inadequados. “Nesse sentido, a escola é vista como um espaço essencial para se desenvolver ações de educação alimentar e nutricional, promovendo maior qualidade de vida entre as crianças”, reforçou.

A docente acrescenta que é durante a infância que ocorre o maior desenvolvimento físico e mental de uma pessoa, caracterizado por ganho de volume do corpo (estatura e peso) e aquisição de novas habilidades e capacidades físicas como por exemplo, andar e falar. É neste período que a criança experimenta grandes mudanças no comportamento e forma as bases da sua individualidade, inclusive suas preferências em relação à alimentação. “Portanto, quando unimos a avaliação nutricional com a educação alimentar, podemos verificar a situação atual dos indivíduos e intervir da melhor maneira possível”.

Peso e estatura

A professora ressaltou, ainda, que a avaliação antropométrica da população infantil é primordial, necessária e muito útil, pois aferir o peso e a estatura permite a comparação de cada criança com o padrão de crescimento ideal para que se possa verificar a existência de possíveis deficiências.

“Assim, a saúde infantil é representada pela correta manutenção de peso e estatura, estando também relacionada à alimentação adequada”. Para a professora, estes resultados vão fornecer subsídios para que a equipe de nutrição do município faça o seu planejamento e execução de ações para a promoção da alimentação saudável entre as crianças.

Redes sociais>