UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

AMANHÃ: Alunos do curso de medicina realizam campanha Novembro Azul

Publicado em: 19/11/2021 às 11:00

Ação pretende realizar 500 atendimentos para rastreio da doença; Acadêmicos de Medicina estão envolvidos

Ação pretende realizar 500 atendimentos para rastreio da doença.

Neste sábado (20), das 8h às 17h, na Unidade Básica Centro de Saúde Escola da Universidade Paranaense – Unipar Sede/Umuarama, será realizada a Campanha Novembro Azul. O objetivo é atender preventivamente 500 homens com exames de PSA e toque retal.

Neste ano, alunos do curso de medicina da Unipar, sob a coordenação do médico urologista e professor, dr. Alberto Tomé tornarão os exames diagnósticos da doença mais acessíveis à população. O projeto também conta com coordenação da enfermeira Marcila Martins de Oliveira.

Segundo explicou o urologista, há falta de informação sobre o exame. “Ao contrário do que se pensa por aí, o exame é bem simples. É indolor e muito rápido: dura apenas alguns segundos. Por meio dele é possível avaliar o formato, o tamanho e a textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem ser indicativos de um tumor maligno”, explicou.

Além disso, o diagnóstico precoce faz toda a diferença, já que se descoberta no início, as chances de cura da doença ficam acima de 90%. “Por isso é fundamental que os homens deixem de lado esses mitos sobre o exame e procurem a prevenção. O preconceito mata muito mais do que a doença”, apontou o professor.

QUEM PRECISA FAZER?

O exame está indicado para todos os homens acima de 50 anos. Homens negros precisam iniciar o rastreamento mais cedo: aos 45 anos. Quem tem histórico familiar de câncer de próstata deve iniciar os exames cinco anos antes da idade que atingiu o familiar.

A DOENÇA

Até o final deste ano, mais de 65 mil homens serão diagnosticados com câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Isso significa que um em cada seis homens terá resultado positivo durante a vida.

Atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, o câncer de próstata é o que mais mata homens no Brasil. Preconceito, mitos e tabus sobre o toque retal – o exame que pode diagnosticar a doença – acabam afastando os homens da prevenção.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas na página oficial do grupo no Instagram: @novembroazul_unipar.

Redes sociais>