Novembro Azul: Alunos do curso de medicina realizam campanha preventiva
Publicado em: 08/11/2021 às 13:00
Ação pretende realizar 500 atendimentos para rastreio da doença; Acadêmicos de Medicina estão envolvidos
No próximo dia 20 de novembro, das 8h às 17h, na Unidade Básica Centro de Saúde Escola da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, será realizada a Campanha Novembro Azul. O objetivo é atender preventivamente 500 homens com exames de PSA e toque retal.
Neste ano, alunos do curso de medicina da Unipar, sob a coordenação do médico urologista e professor, dr. Alberto Tomé tornarão os exames diagnósticos da doença mais acessíveis à população. O projeto também conta com coordenação da enfermeira Marcila Martins de Oliveira.
Segundo explicou o urologista, há falta de informação sobre o exame. “Ao contrário do que se pensa por aí, o exame é bem simples. É indolor e muito rápido: dura apenas alguns segundos. Por meio dele é possível avaliar o formato, o tamanho e a textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem ser indicativos de um tumor maligno”, explicou.
Além disso, o diagnóstico precoce faz toda a diferença, já que se descoberta no início, as chances de cura da doença ficam acima de 90%. “Por isso é fundamental que os homens deixem de lado esses mitos sobre o exame e procurem a prevenção. O preconceito mata muito mais do que a doença”, apontou o professor.
QUEM PRECISA FAZER?
O exame está indicado para todos os homens acima de 50 anos. Homens negros precisam iniciar o rastreamento mais cedo: aos 45 anos. Quem tem histórico familiar de câncer de próstata deve iniciar os exames cinco anos antes da idade que atingiu o familiar.
A DOENÇA
Até o final deste ano, mais de 65 mil homens serão diagnosticados com câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Isso significa que um em cada seis homens terá resultado positivo durante a vida.
Atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, o câncer de próstata é o que mais mata homens no Brasil. Preconceito, mitos e tabus sobre o toque retal – o exame que pode diagnosticar a doença – acabam afastando os homens da prevenção.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas na página oficial do grupo no Instagram: @novembroazul_unipar.