Você está aqui: Notícias > Ambientes especiais da Unipar complementam substancialmente a aprendizagem
Ambientes especiais da Unipar complementam substancialmente a aprendizagem
Publicado em: 04/11/2021 às 11:00
Laboratório Maker está entre os espaços e proporciona experiência inovadora aos alunos
Mais uma vez, a Universidade Paranaense – Unipar se destaca quando o assunto é qualidade de ensino e oportunidades diferenciadas aos seus alunos.
Na Unidade de Paranavaí, por exemplo, acadêmicos do curso de Sistemas de Informação contam com o Laboratório Maker, um espaço especial, com foco criativo e inovador, que permite ao aluno desfrutar de uma aprendizagem prática muito positiva e enriquecedora.
Neste ambiente, são oferecidas diversas ferramentas e materiais, como impressora 3D, impressora a laser, notebooks, kits de robótica, kits de arduino, ferramentas para solda, bancadas apropriadas para montagem e manutenção de eletrônicos, lupas, multímetros, entre outras diversas possibilidades.
Fazendo uso deste laboratório, o professor Wyllian Fressatti oportunizou aos acadêmicos do curso, uma atividade diferenciada e motivadora. Os acadêmicos foram ao Maker para montar um robô autônomo, que através de seus sensores pudesse desviar de objetos. Cada acadêmico recebeu um kit com todos os dispositivos necessários para a criação. A satisfação foi visível, pois ali foram colocadas em prática as teorias das disciplinas de algoritmos e de arquitetura de computadores, e o melhor, cada acadêmico pode concretizar suas ideias e expectativas. “O espírito criativo tomou conta do espaço e mais de 20 robôs foram montados em uma única noite. Este espaço proporcionado pela instituição alavanca o ensino, por ser motivador e empolgante”, enfatizou o professor.
O professor Jaime William Dias também está trabalhando com projetos de robótica desenvolvidos no laboratório Maker, na área da programação web, para integrar e controlar os dispositivos pela internet - um passo para o futuro com a chamada ‘Internet das Coisas’. “O espaço pode ser usado para a criação de um projeto de robótica, um game ou um aplicativo, o que vale é criar e aproveitar a estrutura”, pontuou.