UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Mestrado: Mostra Científica de Ciência Animal atualiza conhecimentos

Publicado em: 02/12/2010 às 14:00

Encontro reuniu professores, mestrandos e graduandos e debateu projetos de pesquisa realizados no curso. Professora que desenvolveu pesquisa em Amsterdã ministrou a palestra de abertura

A pesquisadora da UFPR, Alexandra Acco abriu o encontro
Coordenador do curso, professor Luiz Rômulo Alberton
O encontro reuniu professores, mestrandos e graduandos

Com objetivo de promover a troca de experiência em projetos de pesquisas realizados pelos estudantes, a coordenadoria do programa de mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense – Unipar promoveu a 5ª Mostra Científica. O evento reuniu professores, mestrandos e graduandos dos cursos de Medicina Veterinária, Farmácia, Biologia e Enfermagem (entre 19 e 20/11). A ex-docente da Unipar e atual professora e pesquisadora da UFPR (Universidade Federal do Paraná), doutora Alexandra Acco, abriu o encontro falando da pesquisa ‘Deficiência de citocromo P450 oxidoredutase e esteatose hepática’, desenvolvida por ela em uma universidade de Amsterdã/Holanda.

“Esta pesquisa durou um ano e dois meses. E neste encontro repassei informações de como é possível conduzir um experimento científico em outro país usando técnica de biologia molecular e, também, mostrei as oportunidades que o Brasil dispõe nesse tipo de trabalho”. Durante a Mostra, os mestrandos apresentaram os projetos que estão desenvolvendo durante o curso. Aguinaldo Nakamura falou sobre ‘Avaliação da oxitetraciclina, imidocarb e enrofloxaxina no tratamento de anaplasmose bovina’. Diogo Giovanelli tratou ‘Correção cirúrgica de fístula oronasal em cães e, Eliane Barzon, ‘Fatores de risco da mastite em Realeza/PR’. Entre outros temas, também foram abordados: Prevalência e etiologia da mastite bovina na região sudoeste do Paraná, Avaliação da qualidade do leite na região de Umuarama/PR e Prevalência, etiologia da mastite e qualidade do leite no município de Altônia/PR.

Para o mestrando Marcelo Carneiro, o encontro enriquece a formação profissional e o currículo dos participantes. “É um momento em que cada aluno vai expor o seu projeto para integrar com outras linhas de pesquisa realizadas pelos colegas”. “Além de promover a integração dos estudantes, este evento dá ao mestrando a oportunidade de divulgar o seu trabalho na comunidade acadêmica. Aos graduandos, é o momento de conhecer uma pesquisa fazendo perguntas e dando opiniões”, ressaltou o coordenador do curso, professor Luis Rômulo Alberton.

Redes sociais>