UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Curso de Educação Física desenvolve projeto com adolescentes

Publicado em: 16/09/2021 às 09:00

No primeiro semestre mais de 130 adolescentes foram atendidos; com o projeto, jovens vivenciam diferentes modalidades esportivas

Avaliação da agilidade.
Avaliação da flexibilidade.
Avaliação da força de membro superior.

O curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, está desenvolvendo o projeto de extensão intitulado “Esporte na Universidade: Experiências para jovens de 15 a 19 anos”.

A coordenação é da professora Duda Bortoloti e o objetivo é proporcionar aos adolescentes conhecimento sobre os componentes da aptidão física relacionados à saúde e ao desempenho físico, além de oportunizar a vivência de diferentes modalidades esportivas.

A ideia é favorecer o conhecimento das práticas esportivas e adoção de estilo de vida ativo nesta faixa etária. No primeiro semestre deste ano o projeto atendeu mais de 130 adolescentes matriculados em escolinhas de modalidades esportivas do município (vôlei e futsal), bem como alunos do ensino médio do Colégio Sesi. “Infelizmente, em virtude dos decretos municipais e estaduais relativos à pandemia da Covid-19, ainda não foi possível ampliar os atendimentos para as escolas públicas, contudo isso será feito assim que a retomada das aulas for normalizada”, adianta a professora.

Durante o projeto, os adolescentes fizeram testes motores para conhecerem suas aptidões físicas relativas à saúde, como por exemplo, índice de massa corporal, obesidade abdominal, flexibilidade, força e resistência muscular. Também trabalharam aptidões físicas relativas ao desempenho físico, como agilidade, velocidade e força muscular.

Em contrapartida, o projeto oportuniza aos acadêmicos do curso de Educação Física a aplicação prática dos conhecimentos teóricos. Na próxima etapa, serão apresentados os resultados individuais dos diferentes testes motores para os adolescentes avaliados, associando os resultados às diferentes estratégias de práticas esportivas.

Redes sociais>