Jornada de Psicologia aborda cenário atual e diversas áreas de atuação
Publicado em: 02/09/2021 às 13:00
Turmas das Unidades de Cascavel, Francisco Beltrão e de Umuarama participaram, além de profissionais da área
A Universidade Paranaense – Unipar realizou, na última semana, a 2ª Jornada Integrada dos cursos de Psicologia, via Canal da Unipar no Youtube, reunindo alunos, professores e egressos das Unidades de Cascavel, Francisco Beltrão e de Umuarama.
Foram quatro noites de palestras e mesa-redonda. A abertura foi com a psicóloga Ana Suy Sesarino, que abordou o tema ‘O que a psicanálise tem a dizer sobre a pandemia?’. Ela sinalizou que com a pandemia veio a dificuldade de encontrar palavras para elaborar algo sobre o cenário atual. E alertou ser importante colocar uma palavra nem que seja provisória e possa ser revista futuramente.
“Para fugir do mal-estar a gente se enche de tarefas, mas veio a pandemia e muita coisa não pudemos mais fazer. Precisamos atravessar esse momento, reconhecer nossa limitação e dependência em relação ao outro e nossa função enquanto outro de alguém”, reforçou.
Outra convidada foi a psicóloga Lara Hauser dos Santos que falou sobre ‘Justiça restaurativa, socioeducação e Psicologia: será que dá match?’.
A profissional deu ênfase a temas como Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos fundamentais, fundamentos da justiça restaurativa, importância do diálogo, círculos de construção de paz - de resolução de conflitos - de responsabilização - de fortalecimento de vínculo familiar - de pactuação de PIA.
A semana também contou com mesa-redonda, reunindo a psicóloga Dhiene Pereira da Silva e a nutricionista Jaqueline Piai, discutindo o assunto ‘Atendimento a gestantes: uma perspectiva multiprofissional’. Os tópicos discutidos foram o serviço ao usuário, organização do atendimento, plano individualizado, modelo de atenção à saúde, estratificação de risco, entre outros.
Com foco bastante atual, a psicóloga Ana Paula Vieira fez suas considerações quanto aos ‘Impactos da pandemia no desenvolvimento infantil: discussão a partir da Psicologia histórico-cultural’. Pontuou as fases do desenvolvimento infantil, impactos da pandemia e a relação escola-família, além de apresentar pesquisas recentes nessa área.
A programação contou, ainda, com o Fórum de Egressos, que encerrou a semana. Compartilharam suas experiências os psicólogos Angela Rahini - área organizacional, Rafael Prina – concurso público com atuação no CAPSi e na atenção básica, e Cristiane Rodrigues – área hospitalar.