UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Seminário aborda a humanização da assistência em enfermagem

Publicado em: 01/12/2010 às 15:10

O tema possibilitou a reflexão dos acadêmicos, que puderam descontrair com apresentação cultural da Trupe do CAPS III

Trupe do CAPS III se apresenta na Unipar
Professoras de Enfermagem e responsáveis técnicas conferem Seminário
Assistente social Eliane Benkendorf discorre sobre o PNH
Acadêmicos e professores prestigiam Seminário de Enfermagem
Usuários da rede de saúde mental mostram habilidade para a música
A coordenadora do curso, professora Nelsi Tonini, abre evento

O 10º Seminário Interinstitucional de Enfermagem de Cascavel, 5º Encontro de Egressos e 4º Fórum Pedagógico da Universidade Paranaense – Unipar colocaram na pauta o tema ‘A humanização da assistência de enfermagem e o cuidado nos diferentes contextos de atuação do enfermeiro’. Durante uma semana foram ministrados minicursos e palestras e apresentados trabalhos científicos.

A Trupe do CAPS III foi convidada para abrir o evento. Por meio de peça teatral, os usuários conscientizaram de que “falta informação e compreensão sobre o transtorno mental e sobra desamor e preconceito por parte da sociedade”.

A palestra de abertura, ministrada pela assistente social Eliane Benkendorf, deu ênfase ao PNH (Programa Nacional de Humanização) e à Gestão do SUS. Conforme definiu, “humanização é a valorização dos direitos de diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores”.

A palestrante lembrou a calamidade da saúde pública, em 2003, período em que houve um número expressivo de suicídios no trabalho. A assistente social afirma que as políticas de saúde pública foram desenhadas a partir de situações que aconteceram em hospitais e unidades básicas de saúde por todo o Brasil. “A pessoa vem com queixa e já temos o diagnóstico, sem ver o todo? Não, é preciso ampliar o olhar”, atenta.

A consultora do PNH no Estado do Paraná enaltece a importância do atendimento multidisciplinar, com acompanhamento de médicos, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e enfermeiro. Os participantes puderam, ainda, refletir sobre as vantagens do PNH: “Modelo de atenção centrado na relação queixa-conduta; assistência impessoal e fragmentada; indefinição de vínculos dos pacientes com os profissionais; baixa responsabilização e descompromisso (usuário e cuidados); fragmentação do trabalho de insatisfação dos trabalhadores”.

Durante a semana, também foi realizado curso sobre assistência de enfermagem na emergência intra-hospitalar, proferido pela enfermeira do Hospital Policlínica, Francis Marques Dalan, e curso de classificação internacional para a prática de enfermagem em saúde coletiva, abordado pela presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Paraná, enfermeira Carmen Moura dos Santos.

De Umuarama, vieram enfermeiras responsáveis pelos projetos de extensão PAE (Pronto Atendimento Escola) e Unidade Básica de Saúde do CSE (Centro de Saúde Escola) do Campus-Sede, Jamie da Costa e Márcia Pavan. Elas apresentaram resumo dos trabalhos ‘Pronto Atendimento Escola: projeto de extensão comunitária de Enfermagem e suas ações na Unipar Umuarama’ e ‘Unidade Básica de Saúde Centro de Saúde Escola: ampliando cenários de aprendizado na formação dos acadêmicos da Unipar através do projeto de extensão universitária’. Além de divulgarem os projetos do curso de Enfermagem, em Cascavel, as enfermeiras fizeram uma visita técnica à central de esterilização e lavanderia da Clínica de Odontologia da Unipar e ao PAE.

Para relatar experiências vivenciadas na profissão, foram convidadas as egressas: Neusa Gonzatto (Instituto de Olhos Fabri), Késsia Baiocco (atendimento domiciliar), Ivanilde Vaniski (Cenap), e Dejaime de Souza (10ª Regional de Saúde).

Os minicursos elencados abordaram temas variados: Assistência de enfermagem relacionada ao uso de dispositivos intravasculares; Assistência de Enfermagem na imunização; Pesquisa em bases de dados na área da saúde; Interpretação clínica de exames laboratoriais de rotina; Assistência de enfermagem em obstetrícia com enfoque no trabalho de parto e parto; Assistência de enfermagem à família enlutada – compreender para acolher; e Atuação do enfermeiro na estratégia saúde da família.

O evento foi organizado pela coordenadora do curso, professora Nelsi Tonini, e pela responsável técnica, enfermeira Patrícia Schühli.

Redes sociais>