UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Cursos promovem projeto de ioga para comunidade

Publicado em: 30/11/2010 às 16:45

Estudantes de Estética e Cosmética e Farmácia participam da atividade. Projeto de extensão já beneficiou estudantes da 5ª série de colégios

Alunos do Colégio Enira, beneficiados pelo projeto, e as estudantes que auxiliam as atividades
Ioga proporciona benefícios como fortalecimento do físico e serenidade
Ioga proporciona benefícios como fortalecimento do físico e serenidade

Os cursos de Estética e Cosmética e Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, inovam mais uma vez no que tange à prestação de serviços que contemplam o bem-estar da comunidade.

Em conjunto, estão promovendo o projeto de extensão ‘Ioga para o bem-estar’, que objetiva levar às pessoas o conhecimento sobre os benefícios da prática de tal atividade. O projeto já beneficiou alunos da 5ª série do Colégio Enira e do Colégio Estadual de Paranavaí.

“O ioga teve origem na Índia há cinco mil anos. Abrange filosofia e técnicas que proporcionam ao ser humano inúmeros benefícios como o fortalecimento físico e flexibilidade, relaxamento, controle e a serenidade da mente, levando à clareza de pensamento e à percepção interior”, explica a coordenadora do projeto, professora Fátima Machado.

Para prática, algumas técnicas são utilizadas. A Ásanas (exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam a agilidade e auxiliam na prevenção de doenças); a Pranayama (exercícios respiratórios que reeducam os músculos envolvidos na respiração, ampliando a força pulmonar), a Yoganidra (processo consciente de descontrair cada músculo e cada parte do corpo) e a Meditação, que consiste em ficar em uma posição cômoda e aquietar a mente, oferecendo a oportunidade de melhorar o autoconhecimento.

Segundo a professora, os benefícios do ioga são realmente vivenciados por meio da prática regular. “O projeto visa despertar, no participante, a observação pelo corpo, a postura, as tensões, e apresentar uma técnica que pode auxiliá-los a compreender melhor o própio corpo e buscar o tão almejado equilíbrio”.

Para os universitários que auxiliam no projeto, a experiência é valiosa. “É muito bom aprender uma técnica que se pode praticar no dia a dia para nosso benefício e ao mesmo tempo repassar para as pessoas, inclusive crianças, que se empolgam com essa possibilidade”, comenta a estudante Juliana Mendes Bueno.

Redes sociais>