Você está aqui: Notícias > Umuarama: Tratamento da água é destaque na Jornada de Química
Umuarama: Tratamento da água é destaque na Jornada de Química
Publicado em: 29/11/2010 às 16:45
O encontro foi pautado por palestras, minicursos e mostra de trabalhos. Mestrandos de Biotecnologia foram convidados para dividir experiências
Renovação de conhecimentos por meio de discussões e disseminação de temas relevantes marcou a 6ª Jornada de Química e 2ª Jornada de Química Industrial da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama. Mostra de trabalhos completou a programação do evento, que promoveu também a integração dos cursos (entre 18 e 22/10).
Durante cinco dias, professores e estudantes participaram de palestras e minicursos apresentados por profissionais da área e mestrandos da Unipar. O professor doutor Antonio Carlos Saraiva, do curso de agronomia da UEM, foi o convidado para abrir o evento e falou sobre a evolução cósmica dos elementos químicos e a vida na terra.
Entre os diversos temas abordados, o processo do tratamento da água foi um dos destaques. O químico Marcos Aurélio Dvorak e o técnico Cristiano Rodrigues, ambos da Sanepar, apresentaram equipamentos e materiais utilizados neste processo. Durante minicurso, os estudantes participaram de uma aula prática em laboratório e puderam realizar simulações de como é feito a limpeza da água que consumimos.
Com intuito de promover troca de experiência, neste ano o encontro contou com a participação dos estudantes do mestrado em Biotecnologia da Unipar, que dividiram com os colegas assuntos referentes aos projetos de pesquisas que estão desenvolvendo no curso. João Valdir Tadioto tratou sobre ‘Reaproveitamento de Resíduos Agroindustriais como Biossorvente de Metais Pesados Tóxicos’.
‘Filmes Biodegradáveis para Proteção de Frutos em pós-colheita’ foi o assunto do mestrando Mauricio José Franco. Elisa Freitzen Barth propôs ‘Biossegurança em Laboratórios’. A jornada continuou com temas pertinentes.
‘Desenvolvimento de Métodos Analíticos Empregando Nanotubos de Carbono e Polímeros Quimicamente Impressos’, ‘Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle’, ‘Microscopia Eletrônica de Varredura e suas Aplicações’ e ‘Oleos Lubrificantes: da Origem ao Mercado’ entraram na programação.
O químico industrial Antonio Geraldo Santos, do grupo Gazin, de Douradina, abordou ‘As poliuretanas e suas Aplicações’. O professor doutor Hueder Paulo Moisés, da Universidade Camilo Castelo Branco, em São José dos Campos/SP, repassou informações sobre ‘Aplicações de Espectroscopia de Fluorescência na Área da Saúde’. A técnica pedagógica do Departamento de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação, professora Miriam Goretti Neopomoceno, foi convidada para falar das diretrizes curriculares de química para o ensino médio.
Na avaliação do coordenador dos cursos, professor José Gaspar, a jornada “foi um momento de fundamental importância para os estudantes, pois complementou a formação profissional colocando-os em contato com temas específicos. Neste encontro, atualizamos os avanços tecnológicos e discutimos assuntos relevantes”.