Você está aqui: Notícias > Nutricionista destaca tendências de alimentação e nutrição
Nutricionista destaca tendências de alimentação e nutrição
Publicado em: 31/05/2021 às 14:00
Interesse no assunto aumentou; nutrição personalizada é o foco
A professora doutora Indiomara Barato, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, está atenta às principais tendências de alimentação e nutrição, durante a pandemia de Covid-19.
Segundo explicou, em 2021 a população apresenta mudanças significativas no padrão alimentar. “Espera-se que ao longo deste ano aconteça um movimento ainda mais consciente a respeito do consumo de alimentos e ingredientes com impacto ambiental significativo. O consumidor demonstrou nestes últimos meses uma mudança importante no comportamento alimentar por conta do cenário mundial, a pandemia trouxe tendências que ficarão por anos”.
Indiomara ressalta que os consumidores despertaram mais interesse por rótulos e informações nutricionais, bem como na alimentação Plant Based (baseada em plantas). Pesquisas atuais indicam que a produção de proteínas alternativas será sete vezes maior até 2035. “Desta forma, é muito inteligente e importante por parte das empresas, restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos que trabalham com alimentos, oferecerem pelo menos uma opção de proteínas vegetais, pois esse perfil de consumidor já está cada vez mais presente entre nós”, alertou a nutricionista.
A nutrição personalizada também está em alta, com cada vez mais adeptos buscando opções em bebidas e alimentos em acordo com seus estilos de vida. Há ainda uma crescente procura por refeições mais simples, a tradicional comida caseira. Com a questão do isolamento, as pessoas aprimoraram suas habilidades culinárias e a preferência por este tipo de comida cresceu muito desde então.
Além disso, a pandemia trouxe uma grande preocupação com relação à alimentação e sistema imune, já que o isolamento aumentou as crises de ansiedade e encorajou muitos consumidores a priorizarem a saúde imunológica em 2021. “Dados indicam que em 2020, seis em cada dez consumidores globais buscaram por alimentos e bebidas que melhoravam a imunidade”, finalizou.