Você está aqui: Notícias > Umuarama: Recreação é tema na Semana de Estudos Pedagógicos
Umuarama: Recreação é tema na Semana de Estudos Pedagógicos
Publicado em: 25/11/2010 às 17:00
Professores, estudantes e egressos se reuniram para discutir assuntos em prol da qualidade nas ações pedagógicas
Palestras, mesa-redonda, apresentação de trabalhos e atividades recreativas e culturais formaram a tônica da 18ª Semana de Estudos Pedagógicos. O evento já é uma tradição do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama. O 7º Encontro de Pedagogos da Região Noroeste Paranaense integrou a programação (entre 8 e 13/10).
Abordando o tema Linguagem, Conhecimento e Diversidade, a semana foi aberta com apresentação do coral Show Criança Feliz, da escola municipal Tempo Integral. O grupo fez uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Em seguida, os estudantes participaram de uma palestra descontraída com o professor de educação física de Porto União/SC, Patrick Coquerel. O profissional fez um paralelo entre recreação e iludicidade. “Nosso propósito é trabalhar as atividades práticas, discutindo quais são as boas e as não tão boas. Queremos sensibilizar os estudantes a aplicar esse trabalho no ambiente recreativo”, explicou.
A semana continuou com diversos eventos. Na mesa-redonda, os professores da Unipar Jorge Antonio Vieira, Claudia Lopes Perpétuo e Rosângela Bressan Buosi discutiram o tema ‘Sexualidade e Diversidade’. O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Rodrigo Oliva, foi o convidado para debater estratégias e técnicas pedagógicas’.
A professora Janira Siqueira Camargo, de Maringá, conversou com os estudantes sobre análise do desenho como instrumento da prática pedagógica. ‘Comunicação, Conhecimento e Diversidade: Perspectivas Histórico-Educativas’ foi o tema proferido pela Secretária de Educação de Umuarama, professora Silvia Elaine Basso.
Os estudantes participaram também de oficinas simultâneas ministradas por professores e egressos da Unipar. Foram abordados os temas: Aprendendo matemática através do lúdico, Ensinar e encenar: teatro na sala de aula, Criando e brincando – materiais pedagógicos, Jogos rítmicos e Leitura e compreensão: ultrapassando o limite da mera decodificação.
A semana abriu espaço para a Mostra Científica para os estudantes apresentaram seus trabalhos. Atividades culturais e dinâmicas com gincana recreativa também entraram na programação.
Para a estudante Kamila Teodoro, o contato com outros profissionais enriquece o currículo. “São experiências que iremos utilizar na nossa prática pedagógica e em todo o contexto profissional”.
A coordenadora do curso, professora Maria do Carmo, fez um balanço positivo do encontro. “Mais uma vez alcançamos nosso objetivo propiciando a formação de pedagogos conectados com a integração, a troca de experiência e o aprendizado com dinâmicas diferenciadas”.