UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Professora participa do ‘Troféu Raça Negra 2010’

Publicado em: 23/11/2010 às 15:00

A convite do reitor da Unipalmares, a professora doutora Tereza Rodrigues Vieira acompanhou a premiação

Professora doutora Tereza Rodrigues Vieira
A professora Tereza e a senadora Benedita da Silva
Professora Tereza Rodrigues com o ator Rodrigo dos Santos

Um convite especial do reitor da Unipalmares , professor José Vicente, foi dirigido à professora do mestrado em Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama. A pesquisadora Tereza Rodrigues Vieira prestigiou, em São Paulo/SP, a cerimônia do ‘Troféu Raça Negra 2010’ (em 15/11).

Tal premiação equivale ao Oscar Negro Brasileiro e, em sua oitava edição, homenageou o cantor e compositor Milton Nascimento. Foram contemplados cinema, teatro, grupo musical, cantor e cantora destaque 2010. A cerimônia reuniu 1.300 convidados, entre eles, autoridades nacionais e internacionais, como ministros do Governo Federal e do STF, embaixadores, o prefeito da capital Gilberto Kassab e a primeira dama da Angola, Ana Paula dos Santos, que se reuniram na famosa Sala São Paulo.

“O elenco artístico que interpretou as músicas de Milton Nascimento foi de primeira linha, tais como Lenine, Sandra de Sá, Jorge Vercillo, Margareth Meneses, Fafá de Belém, Simoninha, Elisa Lucinda, Isabel Filardes, Altay Veloso, dentre outros. Os mestres de cerimônia foram Robson Caetano, Sharon Meneses e Maria Ceiça”, conta a professora.

“Tive a honra de sentar-me ao lado do ator Antonio Pitanga e da ex-governadora e senadora pelo Rio de Janeiro, Benedita da Silva. O ambiente foi coroado de muita alegria, descontração”, emenda. Segundo ela, o convite para participação no evento se deve ao trabalho de pesquisa que realiza na Unipar (2010/2011), que versa sobre a inclusão do negro e as políticas públicas para igualdade.

O evento, segundo ela, serviu também para reflexão. “Todos devemos refletir sobre as sequelas deixadas pela vergonhosa escravidão e trabalhar pela inclusão do negro em todos os setores da nossa sociedade. Existem muitos Martin Luther King, Nelson Mandela, Barack Obama, Milton Nascimento que não querem favores e, sim, a chance de viver com igualdade e respeito”, diz.

O troféu

Criado pela ONG Afrobras – Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural homenageia as personalidades negras que contribuíram em diversas atividades, premia e enaltece as iniciativas, ações, trajetórias e realizações que contribuíram para combater a discriminação. Este ano, o evento contou com o patrocínio do Itaú, Santander, Coca-Cola Brasil, Banco do Brasil, Mercedes-Benz, Banco Safra, Transmissoras Brasileiras de Energia, Telefônica, Caixa, Bradesco e Ford.

Redes sociais>