UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Crea/PR: TCC de estudantes de Engenharia Mecânica fica em 3º em concurso estadual

Publicado em: 07/12/2020 às 16:00

Matheus e Raul e o orientador, professor Alexandre, comemoram a conquista; 138 trabalhos foram selecionados

Matheus Bosco em coleta dados para a instalação da turbina
Matheus Bosco em dia de coleta de dados
Raul Furquim em dia de coleta de dados
Raul Furquim, um dos autores do trabalho exposto
Professor Alexandre Salvestro, orientador

Incentivados pelos professores, estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Paranaense participaram do prêmio ‘Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná’ e trouxeram para Umuarama o título de terceiro lugar.

De abrangência estadual, o concurso elegeu os melhores TCC’s entre 138 inscritos, em oito modalidades, seguindo os critérios de aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional, grau de inovação e nível de abrangência do tema.

O projeto da Unipar, dos estudantes Matheus Bosco e Raul Furquim e do professor Alexandre Salvestro [orientador], concorreu na modalidade de mecânica e metalúrgica.

Os estudantes projetaram um sistema de captação de energia hidráulica ativado por um algoritmo, que permite a geração de energia em propriedades rurais que tenham fontes de água natural para, assim, diminuir os gastos com energia elétrica fornecida pela rede.

“A proposta foi muito bem vista pelos jurados do concurso, que avaliaram trabalhos de estudantes de universidades renomadas do Estado, públicas e privadas. Nossa Regional do Crea [Maringá] foi a que mais inscreveu: 31 TCC’s, cinco a mais que Curitiba, que ficou em segundo”, orgulha-se o professor Alexandre.

Além do prêmio, ele e seus alunos também comemoram a aprovação do projeto para publicação na revista Técnico-Científica do Crea/PR, a Tecie. O artigo está pautado já para a próxima edição.

O coordenador do curso, professor Patrik Lopes, disse estar orgulhoso do resultado: “É muito gratificante! Entre tantos projetos, de todo o Estado, nós chegamos entre os três melhores. Fiquei realmente feliz, pois vejo esta conquista como um sinal de que estamos formando profissionais que pensam no futuro e que com certeza exercerão suas profissões muito bem!”.

Redes sociais>