UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: Processos Gerenciais realiza gestão de postos de combustível

Publicado em: 22/11/2010 às 14:50

Projeto prático proporcionou o atendimento e ampliação do faturamento de três postos da cidade

Estudantes em atividade do projeto
Estudantes em atividade do projeto
Estudantes em atividade do projeto

Alunos do primeiro ano do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte, realizaram uma atividade diferente para aprender sobre a criação de micronegócios. O objetivo foi prospectar um para que a comunidade pudesse se beneficiar dos produtos e serviços desenvolvidos pelos alunos.

As atividades foram realizadas sob coordenação do professor Fabrízio Meller da Silva nos postos de combustível Bela Vista, Nacional e Cianorte, com o objetivo de ampliar o faturamento das lojas de conveniência. Para desenvolvimento do trabalho, os alunos receberam R$ 900, 00, provenientes de patrocínios (R$ 300,00 para cada grupo), para ser aplicado de modo prático e real e tiveram horário de expediente estipulado das 9h às 17h.

Eles desenvolveram atividades de logística, marketing, planejamento e organização. Dentre as estratégias implementadas, houve a inserção de comercial em rádio FM/AM, panfletos de divulgação, faixas, brindes, promoção de vendas ‘casadas’ e utilização de redes sociais como Orkut e Facebook, para promoção do projeto. “É uma oportunidade de trazer os alunos às atividades vivenciais nos moldes de instituições estrangeiras; isso foi possível devido à boa relação de parceria entre os participantes”, afirma o professor, ressaltando, ainda, que a atividade possibilitou a aplicação da teoria em prática.

No final do dia, os estudantes comemoraram os bons resultados. De acordo com o professor, eles proporcionaram um retorno financeiro maior que o capital investido pelos postos. “O Posto Nacional teve um aumento em seu faturamento médio aos sábados de 15%. O Posto Cianorte apresentou ampliação de 26% e o Posto Bela Vista em 25%, ampliando as vendas em mais de quinhentas bebidas”, informa.

Para os donos dos estabelecimentos, a atividade foi mais do que válida. “Os alunos poderiam ficar até o horário de fechar o posto, pois as vendas continuariam sendo ampliadas”, diz o gerente Renato Pires. “A atividade foi muita boa para entendermos como é feita a administração e disposição dos produtos na loja de conveniência”, comenta a aluna Mariana Qualioto. “Nós tivemos que negociar com fornecedores e convencê-los de que o negócio daria certo”, emenda o estudante Paulo Ganacin.

Redes sociais>