Cianorte: Processos Gerenciais realiza gestão de postos de combustível
Publicado em: 22/11/2010 às 14:50
Projeto prático proporcionou o atendimento e ampliação do faturamento de três postos da cidade
Alunos do primeiro ano do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte, realizaram uma atividade diferente para aprender sobre a criação de micronegócios. O objetivo foi prospectar um para que a comunidade pudesse se beneficiar dos produtos e serviços desenvolvidos pelos alunos.
As atividades foram realizadas sob coordenação do professor Fabrízio Meller da Silva nos postos de combustível Bela Vista, Nacional e Cianorte, com o objetivo de ampliar o faturamento das lojas de conveniência. Para desenvolvimento do trabalho, os alunos receberam R$ 900, 00, provenientes de patrocínios (R$ 300,00 para cada grupo), para ser aplicado de modo prático e real e tiveram horário de expediente estipulado das 9h às 17h.
Eles desenvolveram atividades de logística, marketing, planejamento e organização. Dentre as estratégias implementadas, houve a inserção de comercial em rádio FM/AM, panfletos de divulgação, faixas, brindes, promoção de vendas ‘casadas’ e utilização de redes sociais como Orkut e Facebook, para promoção do projeto. “É uma oportunidade de trazer os alunos às atividades vivenciais nos moldes de instituições estrangeiras; isso foi possível devido à boa relação de parceria entre os participantes”, afirma o professor, ressaltando, ainda, que a atividade possibilitou a aplicação da teoria em prática.
No final do dia, os estudantes comemoraram os bons resultados. De acordo com o professor, eles proporcionaram um retorno financeiro maior que o capital investido pelos postos. “O Posto Nacional teve um aumento em seu faturamento médio aos sábados de 15%. O Posto Cianorte apresentou ampliação de 26% e o Posto Bela Vista em 25%, ampliando as vendas em mais de quinhentas bebidas”, informa.
Para os donos dos estabelecimentos, a atividade foi mais do que válida. “Os alunos poderiam ficar até o horário de fechar o posto, pois as vendas continuariam sendo ampliadas”, diz o gerente Renato Pires. “A atividade foi muita boa para entendermos como é feita a administração e disposição dos produtos na loja de conveniência”, comenta a aluna Mariana Qualioto. “Nós tivemos que negociar com fornecedores e convencê-los de que o negócio daria certo”, emenda o estudante Paulo Ganacin.