Você está aqui: Graduação > Administração de Guaíra
Administração
Descrição
Empreendedorismo e liderança
Cursar Administração na Unipar é estar bem preparado para desempenhar funções gerenciais e de liderança, com visão empreendedora e estratégica, em qualquer tipo de organização. Você será capaz de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as diversas atividades de uma instituição com eficiência e criatividade. Também vai desenvolver habilidades analíticas que permitem adequar as empresas, seus produtos e serviços, às constantes mudanças econômicas, sociais e ambientais, e assim, garantir seu lugar no mercado competitivo. Ao final do curso você estará capacitado a implementar programas e projetos, desenvolver planejamento organizacional, promover estudos de racionalização e controle de desempenho e prestar consultoria administrativa, além de criar condições para sua empregabilidade.
Um mundo de possibilidades
A administração é um dos campos mais versáteis e dinâmicos. Trata-se de um vasto mercado onde você poderá atuar nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Produção, Sistemas de Informação, Comércio Exterior, Administração pública, rural, hospitalar, hoteleira, esportiva e muitas outras.
Por que escolher a Unipar
-
Matriz Curricular moderna e dinâmica, que inclui Responsabilidade Social, Administração Pública e de Negócios Agropecuários;
-
Professores especialistas, em sua maioria mestres e doutores, e com grande experiência na área; - Foco na administração estratégica da pequena à grande empresa;
Infraestrutura diferenciada
Na Unipar você tem a oportunidade única de aprender em ambientes especialmente preparados que possibilitam viver na prática toda a teoria adquirida em sala. Além de Laboratório de Informática, Auditório, Sala Audiovisual e uma completa biblioteca, a Unipar criou, numa iniciativa inovadora, o CIAPE – Centro de Apoio a Projetos Empresariais – que atua como um órgão de excelência e apoio à gestão empresarial, com profissionais comprometidos com o desenvolvimento econômico, social e educacional.
Informações Gerais
COORDENADOR(A) | Erick Antonio Sígolo |
---|---|
TITULAÇÃO | Bacharel em Administração |
MODALIDADE | Presencial |
PERÍODO | Noturno |
DURAÇÃO MÁXIMA | 06 anos |
DURAÇÃO MÍNIMA | 04 anos |
CARGA HORÁRIA | 3600 h/a |
LOCAL | Guaíra - Campus I |
administracao-gua@unipar.br |
Objetivo geral
O Curso de Administração da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Administração - Resolução CNE/CES n.º 4 de 13 de julho de 2005, tem como objetivo geral:
- Formar profissionais com capacidade de desenvolvimento intelectual, autonomia e ética, comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional, a fim de que, instrumentalizados com métodos, técnicas e recursos adequados, possam apresentar atuação condigna e competente nas suas funções na área administrativa.
Objetivo específico
- Propiciar uma visão multidisciplinar do fenômeno administrativo com domínio do conhecimento, habilidades, atitudes e ferramentas do campo profissional;
- Promover a explicitação dos valores e da ética que norteiam esta profissão;
- Propiciar o desenvolvimento de habilidades que levem o bacharel, a ser um gestor e líder de organizações e com condições de tomar decisões, promover mudanças e gerar resultados;
- Proporcionar capacidade crítica contextualizada, visão econômica, global, habilidades políticas e comportamentais, para administrar as informações que subsidiarão a tomada de decisões e o desenvolvimento de resultados;
- Desenvolver entre os alunos um relacionamento social de cunho cooperativo, de respeito mútuo e de participação responsável e criadora, preparando-o para ações conscientes em relação às realidades profissionais e de cidadania;
- Fornecer subsídios ao aluno para atuar em pesquisa, estudo, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos das diversas áreas de Administração, das empresas industriais, comerciais e de serviços, tanto em organizações públicas, privadas e do terceiro setor;
- Criar vínculos com a comunidade no sentido de estabelecer uma interação empresa-escola por meio do Centro de Integração e Apoio a Projetos Empresariais - CIAPE;
- Preparar o acadêmico no que tange às suas responsabilidades como empresário, executivo, empreendedor, gerente e colaborador, preparado para enfrentar diferentes situações de mercado, com competência para intervir na realidade, antecipando-se aos fatos ou adequando-se às novas tendências.
Perfil do egresso
O Egresso do curso de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
A partir das competências e das habilidades gerais do formando do Curso de Graduação em Administração da UNIPAR, consoante o que dispõe o art. 3, da Resolução CNE/CES n.º 4/5, de 13/07/2005, deve ser assegurado, no perfil do egresso compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
Competências e Habilidades
Assim, o Curso de Graduação em Administração da Universidade Paranaense - UNIPAR, deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades :
-
reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
-
desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
-
refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
-
desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
-
ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de - aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
-
desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
-
desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
-
desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
Mercado de trabalho
Atuação do profissional formado em Administração:
Planejar, organizar, controlar, liderar e assessorar as organizações nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Produção, Sistemas de Informação, dentre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa às organizações.
O profissional pode ainda atuar nas seguintes áreas:
-
Marketing,
-
Administração Financeira,
-
Administração de Recursos Humanos,
-
Empreendedorismo,
-
Administração Pública,
-
Administração Rural,
-
Administração Hospitalar,
-
Administração Esportiva,
-
Administração do Terceiro Setor (ONGs),
-
Auditoria, Peritagem,
-
Administração Hoteleira,
-
Comércio Exterior,
-
Orçamento,
-
Logística,
-
Sistemas de Informação e
-
Administração de Investimentos.