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Pedagogia
Descrição
Você pronto para encarar desafios
O curso de Pedagogia da Unipar visa formar um educador com uma ampla visão da profissão, que se destaque pela capacidade de integrar ações educativas e humanísticas nos mais diversos ambientes, de acordo com as recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Pedagogia. Como profissional, você estará pronto para enfrentar os desafios da prática educativa e atuar no novo e dinâmico cenário sócio-político-educacional. Você também será corresponsável pelo direito de aprender de crianças, jovens e adultos, e pela inserção deles como cidadãos ativos na sociedade.
As oportunidades na educação
É indiscutível a importância do pedagogo na formação de sociedade. Você poderá atuar em instituições públicas e privadas de educação básica, como professor na educação infantil, ensino fundamental e médio, cursos de educação profissional e gestão e planejamento escolar, como responsável pela formulação, discussão, implementação e avaliação de projetos pedagógicos e curriculares. Você vai poder trabalhar ainda em departamentos e órgãos das secretarias municipais, estaduais e federais de educação, além de empresas e ambientes educativos não-escolares, através de assessoria pedagógica e pedagogia hospitalar (Lei 11.1004/2005) em unidades de saúde, por exemplo.
Por que escolher a Unipar
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Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional;
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Diversos eventos e cursos com profissionais reconhecidos pelo mercado;
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Formação multi-habilitacional: docente e gestor de ambientes educativos escolares e não-escolares, de acordo com a Resolução n.º 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia;
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Estrutura completa que inclui uma brinquedoteca como espaço lúdico-científico para ações extensivas e comunitárias, através de estágio curricular.
Infraestrutura diferenciada
A Unipar coloca à sua disposição toda a estrutura necessária para você extrair o máximo da sua formação. São anfiteatros, salas de vídeo, laboratórios de informática, ampla e atualizada biblioteca, salão de eventos, dentre outros. Nas Unidades Universitárias das Unipar em Umuarama e Guaíra você vai encontrar ainda uma espaçosa brinquedoteca, onde são realizadas pesquisas e outros trabalhos acadêmicos que auxiliam no desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Venha para a Unipar e descubra por que o seu futuro passa por aqui.
Informações Gerais
COORDENADOR(A) | Maria do Carmo de O Nogueira |
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TITULAÇÃO | Licenciado em Pedagogia |
MODALIDADE | Presencial |
PERÍODO | Noturno |
DURAÇÃO MÁXIMA | 06 anos |
DURAÇÃO MÍNIMA | 04 anos |
CARGA HORÁRIA | 3840 h/a |
LOCAL | Umuarama - Campus III |
pedagogia-umu@unipar.br |
Objetivo geral
O Curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia - Resolução CNE/ CP n.º 1, de 15 de maio de 2006, tem como objetivo geral:
Formar um profissional da educação numa perspectiva de totalidade, comprometido com a sociedade como um todo, capaz de compreender as diversidades sócio-culturais e assumir o papel que lhe cabe no processo, como elemento dinâmico e plenamente integrado ao contexto da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Objetivo específico
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Formar docentes com capacidades de participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino;
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Formar docentes aptos a planejar, executar, coordenar, acompanhar, avaliar e reformular as etapas do processo educativo da Educação Básica, individual ou coletivamente nas tarefas próprias do setor da Educação;
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Formar docentes aptos a planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas não-escolares;
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Propiciar uma formação teórica articulada à investigação e a prática de ensino para que se viabilize a integração entre teoria e prática;
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Despertar no futuro profissional o compromisso com a vida social, tornando-o capaz de entender as diversidades, a buscar soluções de modo individual ou coletivo, colaborando com a articulação da escola com as famílias dos alunos e a comunidade em geral, mantendo seu compromisso ético-profissional;
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Preparar profissionais voltados à busca e à difusão do conhecimento científico-tecnológico na área da educação e que possam contribuir com novas experiências em áreas emergentes como: Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Ambiental e Empresarial, Pedagogia Hospitalar com recuperação de aprendizagens de crianças internadas e em Brinquedotecas;
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Recreação infantil;
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Capacitar os futuros docentes para enfrentar desafios, estando preparado e motivado para desenvolver pesquisa em educação e trabalhar com uma nova clientela e com uma tecnologia avançada e vasta.
Perfil do egresso
O Egresso do curso de graduação da Universidade Paranaense – UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIPAR, consoante o que dispõe a Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006, deve ser assegurado, no perfil do formando egresso do Curso de Graduação em Pedagogia a formação de um profissional que exerça funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e que seja também, participante na organização e gestão de sistemas e instituições escolares e não-escolares, sendo apto a:
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Entender os novos parâmetros da cultura como atividade humana, como prática de criação, produção e difusão do conhecimento humano, científico e tecnológico, em contextos escolares e não escolares, e atuar no processo educativo com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;
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Compreender e trabalhar o processo pedagógico que ocorre nas condições apresentadas de forma real em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
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Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
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Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
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Compreender a dinâmica da realidade, utilizando-se das diferentes áreas do conhecimento para produzir a teoria pedagógica; reconhecendo e respeitando as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
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Equacionar os fundamentos das políticas públicas, na identificação de problemas socioculturais e educacionais, demonstrando respeito e consciência da diversidade e a partir dela intervir nas diferentes instâncias – em nível dos sistemas municipal, estadual e federal, estando em condições de investigar / propor / alterar / contrapor / integrar políticas educacionais, pedagógicas e curriculares de forma a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
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Buscar elementos articuladores que garantam a unidade teoria/prática no trabalho pedagógico, tendo parâmetros claros que orientem a tomada de decisão em relação à seleção, organização e seqüência dos conteúdos curriculares no ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, superando formas desintegradas de organização da escola e do currículo;
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Vivenciar o trabalho coletivo e interdisciplinar no trabalho pedagógico, de forma interrogativa e investigativa, contribuindo para a construção de saberes e conhecimentos no campo educacional, com vistas a relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
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Participar da gestão das instituições escolares e não-escolares, implementando formas democráticas do trabalho pedagógico e contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico, em condições de organizar e gerir, como profissional, a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes, com os movimentos sociais fora da escola;
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Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sócio-cultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; para assumir o compromisso de transformar a educação e as condições sociais sobre as quais ela se dá, tendo como norte a transformação da sociedade;
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Atuar em diferentes âmbitos da Educação Básica, quer seja no ensino, organização e gestão de sistemas, elaboração e implementação de projetos pedagógicos escolares ou comunitários e de outros segmentos da sociedade, pois está sempre voltado à competência e à atualização contínua;
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Estar compromissado com a vida social, capaz de entender as diversidades, a buscar soluções de modo individual ou coletivo, colaborando com a articulação da escola com as famílias dos alunos e a comunidade em geral, mantendo seu compromisso ético-profissional;
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Manter a docência como base obrigatória de sua formação e identidades profissionais;
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Enfrentar desafios, estando preparado e motivado para desenvolver pesquisa em educação e trabalhar com uma nova clientela e com uma tecnologia avançada e vasta;
Competências e Habilidades
Assim, o Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Paranaense – UNIPAR, deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades:
Saberes Pedagógicos Amplos:
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Conhecer a realidade em que se inserem os processos educativos e desenvolver formas de intervenção, com base na compreensão dos aspectos filosóficos sociais, históricos econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam;
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Conhecer e avaliar as concepções filosóficas e pedagógicas das políticas educacionais e seus processos de implementação, especialmente no que se refere à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e formação de professores, também em educação de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais e em outras modalidades em que a formação da docência se aplique como aprofundamento de estudos;
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Compreender o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças, jovens e adultos inseridos em seus contextos culturais e sociais, considerando as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e estéticas;
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Articular as teorias pedagógicas e curriculares no processo de ação – reflexão, envolvendo a docência, a elaboração e avaliação de projetos pedagógicos e o desenvolvimento da organização e gestão do trabalho educativo.
Saberes Pedagógicos Didáticos:
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Participação formulação, discussão, implementação e avaliação do projeto pedagógico-curricular da escola;
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Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar o trabalho pedagógico escolar e não-escolar, a partir do entendimento da dinâmica institucional e seus processos organizativos;
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Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar situações de ensino e aprendizagem, de modo a adequar objetivos conteúdos e metodologias específicas das diferentes áreas à diversidade dos alunos e à promoção da qualidade da educação;
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Incorporar as tecnologias de informação e comunicação ao planejamento e as práticas educativas;
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Analisar situações educativas e de ensino e realizar pesquisas, de modo a produzir conhecimentos teóricos e práticos;
Saberes das Áreas Específicas:
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Conhecer e articular conteúdos e metodologias especificas das áreas de conhecimento envolvidas nos diferentes âmbitos de formação e atuação profissional;
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Proceder à seleção e organização de conteúdos, de modo a converter o conhecimento científico em conhecimento curricular, considerando contextos socioculturais e capacidades cognitivas e afetivas dos alunos;
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Promover a articulação e integração entre saberes e processos investigativos dos diversos campos do conhecimento, visando à formação do cidadão;
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Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
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Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
Mercado de trabalho
Funções que os graduados poderão exercer no mercado de trabalho:
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Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Curso de Ensino Médio, na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos.
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Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.
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Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
Funções que os graduados poderão exercer na sociedade em ações educativas não-escolares. Atuação nos diversos segmentos sociais e nas áreas emergentes do campo educacional:
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Coordenador de ações educativas orientadas por processos de investigação e projetos que intervém em áreas específicas de atuação nos diversos segmentos sociais e nas áreas emergentes do campo educacional, tais como: Educação Especial, Educação à Distância, Educação Ambiental e Empresarial, Pedagogia Hospitalar com recuperação de aprendizagens de crianças internadas e em Brinquedotecas.
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Recreação infantil.
Ambientes
- Laboratório de Informática lV
- Laboratório de Informática 1
- Laboratório de Informática X
- Anfiteatro Central
- Biblioteca do Campus III
- Laboratório de Ensino Aprendizagem Interdisciplinar
- Brinquedoteca
- Salão de Eventos
- Sala de Atendimento Acadêmico
- Laboratório de Informática II
- Laboratório de Informatica lll
- Sala de Vídeo B