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Pedagogia

Descrição

Você pronto para encarar desafios

O curso de Pedagogia da Unipar visa formar um educador com uma ampla visão da profissão, que se destaque pela capacidade de integrar ações educativas e humanísticas nos mais diversos ambientes, de acordo com as recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Pedagogia. Como profissional, você estará pronto para enfrentar os desafios da prática educativa e atuar no novo e dinâmico cenário sócio-político-educacional. Você também será corresponsável pelo direito de aprender de crianças, jovens e adultos, e pela inserção deles como cidadãos ativos na sociedade.

As oportunidades na educação

É indiscutível a importância do pedagogo na formação de sociedade. Você poderá atuar em instituições públicas e privadas de educação básica, como professor na educação infantil, ensino fundamental e médio, cursos de educação profissional e gestão e planejamento escolar, como responsável pela formulação, discussão, implementação e avaliação de projetos pedagógicos e curriculares. Você vai poder trabalhar ainda em departamentos e órgãos das secretarias municipais, estaduais e federais de educação, além de empresas e ambientes educativos não-escolares, através de assessoria pedagógica e pedagogia hospitalar (Lei 11.1004/2005) em unidades de saúde, por exemplo.

Por que escolher a Unipar

  • Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional;

  • Diversos eventos e cursos com profissionais reconhecidos pelo mercado;

  • Formação multi-habilitacional: docente e gestor de ambientes educativos escolares e não-escolares, de acordo com a Resolução n.º 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia;

  • Estrutura completa que inclui uma brinquedoteca como espaço lúdico-científico para ações extensivas e comunitárias, através de estágio curricular.

Infraestrutura diferenciada

A Unipar coloca à sua disposição toda a estrutura necessária para você extrair o máximo da sua formação. São anfiteatros, salas de vídeo, laboratórios de informática, ampla e atualizada biblioteca, salão de eventos, dentre outros. Nas Unidades Universitárias das Unipar em Umuarama e Guaíra você vai encontrar ainda uma espaçosa brinquedoteca, onde são realizadas pesquisas e outros trabalhos acadêmicos que auxiliam no desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Venha para a Unipar e descubra por que o seu futuro passa por aqui.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) José Ricardo Skolmovski da Silva
TITULAÇÃO Licenciado em Pedagogia
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 06 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 04 anos
CARGA HORÁRIA 3840 h/a
LOCAL Guaíra - Campus I
E-MAIL pedagogia-gua@unipar.br

Objetivo geral

O Curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia - Resolução CNE/ CP n.º 1, de 15 de maio de 2006, tem como objetivo geral:

Formar um profissional da educação numa perspectiva de totalidade, comprometido com a sociedade como um todo, capaz de compreender as diversidades sócio-culturais e assumir o papel que lhe cabe no processo, como elemento dinâmico e plenamente integrado ao contexto da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Objetivo específico

  • Formar docentes com capacidades de participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino;

  • Formar docentes aptos a planejar, executar, coordenar, acompanhar, avaliar e reformular as etapas do processo educativo da Educação Básica, individual ou coletivamente nas tarefas próprias do setor da Educação;

  • Formar docentes aptos a planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas não-escolares;

  • Propiciar uma formação teórica articulada à investigação e a prática de ensino para que se viabilize a integração entre teoria e prática;

  • Despertar no futuro profissional o compromisso com a vida social, tornando-o capaz de entender as diversidades, a buscar soluções de modo individual ou coletivo, colaborando com a articulação da escola com as famílias dos alunos e a comunidade em geral, mantendo seu compromisso ético-profissional;

  • Preparar profissionais voltados à busca e à difusão do conhecimento científico-tecnológico na área da educação e que possam contribuir com novas experiências em áreas emergentes como: Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Ambiental e Empresarial, Pedagogia Hospitalar com recuperação de aprendizagens de crianças internadas e em Brinquedotecas;

  • Recreação infantil;

  • Capacitar os futuros docentes para enfrentar desafios, estando preparado e motivado para desenvolver pesquisa em educação e trabalhar com uma nova clientela e com uma tecnologia avançada e vasta.

Perfil do egresso

O Egresso do curso de graduação da Universidade Paranaense – UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIPAR, consoante o que dispõe a Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006, deve ser assegurado, no perfil do formando egresso do Curso de Graduação em Pedagogia a formação de um profissional que exerça funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e que seja também, participante na organização e gestão de sistemas e instituições escolares e não-escolares, sendo apto a:

  • Entender os novos parâmetros da cultura como atividade humana, como prática de criação, produção e difusão do conhecimento humano, científico e tecnológico, em contextos escolares e não escolares, e atuar no processo educativo com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;

  • Compreender e trabalhar o processo pedagógico que ocorre nas condições apresentadas de forma real em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

  • Compreender a dinâmica da realidade, utilizando-se das diferentes áreas do conhecimento para produzir a teoria pedagógica; reconhecendo e respeitando as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

  • Equacionar os fundamentos das políticas públicas, na identificação de problemas socioculturais e educacionais, demonstrando respeito e consciência da diversidade e a partir dela intervir nas diferentes instâncias – em nível dos sistemas municipal, estadual e federal, estando em condições de investigar / propor / alterar / contrapor / integrar políticas educacionais, pedagógicas e curriculares de forma a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

  • Buscar elementos articuladores que garantam a unidade teoria/prática no trabalho pedagógico, tendo parâmetros claros que orientem a tomada de decisão em relação à seleção, organização e seqüência dos conteúdos curriculares no ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, superando formas desintegradas de organização da escola e do currículo;

  • Vivenciar o trabalho coletivo e interdisciplinar no trabalho pedagógico, de forma interrogativa e investigativa, contribuindo para a construção de saberes e conhecimentos no campo educacional, com vistas a relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

  • Participar da gestão das instituições escolares e não-escolares, implementando formas democráticas do trabalho pedagógico e contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico, em condições de organizar e gerir, como profissional, a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes, com os movimentos sociais fora da escola;

  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sócio-cultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; para assumir o compromisso de transformar a educação e as condições sociais sobre as quais ela se dá, tendo como norte a transformação da sociedade;

  • Atuar em diferentes âmbitos da Educação Básica, quer seja no ensino, organização e gestão de sistemas, elaboração e implementação de projetos pedagógicos escolares ou comunitários e de outros segmentos da sociedade, pois está sempre voltado à competência e à atualização contínua;

  • Estar compromissado com a vida social, capaz de entender as diversidades, a buscar soluções de modo individual ou coletivo, colaborando com a articulação da escola com as famílias dos alunos e a comunidade em geral, mantendo seu compromisso ético-profissional;

  • Manter a docência como base obrigatória de sua formação e identidades profissionais;

  • Enfrentar desafios, estando preparado e motivado para desenvolver pesquisa em educação e trabalhar com uma nova clientela e com uma tecnologia avançada e vasta;

Competências e Habilidades

Assim, o Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Paranaense – UNIPAR, deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades:

Saberes Pedagógicos Amplos:

  • Conhecer a realidade em que se inserem os processos educativos e desenvolver formas de intervenção, com base na compreensão dos aspectos filosóficos sociais, históricos econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam;

  • Conhecer e avaliar as concepções filosóficas e pedagógicas das políticas educacionais e seus processos de implementação, especialmente no que se refere à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e formação de professores, também em educação de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais e em outras modalidades em que a formação da docência se aplique como aprofundamento de estudos;

  • Compreender o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças, jovens e adultos inseridos em seus contextos culturais e sociais, considerando as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e estéticas;

  • Articular as teorias pedagógicas e curriculares no processo de ação – reflexão, envolvendo a docência, a elaboração e avaliação de projetos pedagógicos e o desenvolvimento da organização e gestão do trabalho educativo.

Saberes Pedagógicos Didáticos:

  • Participação formulação, discussão, implementação e avaliação do projeto pedagógico-curricular da escola;

  • Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar o trabalho pedagógico escolar e não-escolar, a partir do entendimento da dinâmica institucional e seus processos organizativos;

  • Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar situações de ensino e aprendizagem, de modo a adequar objetivos conteúdos e metodologias específicas das diferentes áreas à diversidade dos alunos e à promoção da qualidade da educação;

  • Incorporar as tecnologias de informação e comunicação ao planejamento e as práticas educativas;

  • Analisar situações educativas e de ensino e realizar pesquisas, de modo a produzir conhecimentos teóricos e práticos;

Saberes das Áreas Específicas:

  • Conhecer e articular conteúdos e metodologias especificas das áreas de conhecimento envolvidas nos diferentes âmbitos de formação e atuação profissional;

  • Proceder à seleção e organização de conteúdos, de modo a converter o conhecimento científico em conhecimento curricular, considerando contextos socioculturais e capacidades cognitivas e afetivas dos alunos;

  • Promover a articulação e integração entre saberes e processos investigativos dos diversos campos do conhecimento, visando à formação do cidadão;

  • Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;

  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Mercado de trabalho

Funções que os graduados poderão exercer no mercado de trabalho:

  • Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Curso de Ensino Médio, na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos.

  • Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.

  • Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Funções que os graduados poderão exercer na sociedade em ações educativas não-escolares. Atuação nos diversos segmentos sociais e nas áreas emergentes do campo educacional:

  • Coordenador de ações educativas orientadas por processos de investigação e projetos que intervém em áreas específicas de atuação nos diversos segmentos sociais e nas áreas emergentes do campo educacional, tais como: Educação Especial, Educação à Distância, Educação Ambiental e Empresarial, Pedagogia Hospitalar com recuperação de aprendizagens de crianças internadas e em Brinquedotecas.

  • Recreação infantil.

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