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Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Engenharia Civil

Descrição

Sua formação com uma base sólida

O curso de Engenharia Civil da Unipar tem uma matriz diferenciada pela inclusão de atividades que estimulam o desenvolvimento intelectual e criativo, formando um profissional mais capacitado e com profundo conhecimento técnico. Você que já tem afinidade com a matemática e a física, vai desenvolver também o raciocínio lógico e a capacidade de encontrar soluções inovadoras para diversos problemas, além de habilidades de gestão e espírito empreendedor. Como Engenheiro Civil, você será capaz de projetar, construir e fiscalizar empreendimentos como edifícios, rodovias, ferrovias, portos, barragens, pontes, obras de infraestrutura e diversas outras, além de gerenciar empresas do segmento da construção.

A maior indústria do país

O enorme déficit habitacional e de infraestrutura fazem da Construção Civil a maior indústria do país. Nesse mercado, a importância do engenheiro e a demanda por profissionais competentes cresce a cada dia. Você terá a opção de atuar em projetos de engenharia, construção, fiscalização de obras, consultoria, gestão, desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, gerenciamento de custos ambientais, ensino, pesquisa, dentre outras.

Por que escolher a Unipar

  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos; - Professores especialistas e com grande experiência de mercado;

  • Estrutura completa que inclui laboratórios especiais e escritório modelo para atender a comunidade;

  • Estágios e projetos de monitoria, ensino e extensão ao longo de todo o curso.

Infraestrutura diferenciada

Valorizando as suas aptidões e o seu talento, a Unipar oferece total estrutura para realização de atividades práticas e teóricas da forma mais completa. São salas de desenho, laboratórios desenho assistido por computador, topografia, geoprocessamento, materiais e estruturas, solos, hidráulica, saneamento básico e práticas de construção. Todos projetados de acordo com os mais rígidos níveis de exigência para o seu desenvolvimento profissional.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Déborah de Camargo Paciornik
TITULAÇÃO Engenheiro
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 08 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 05 anos
CARGA HORÁRIA 4320 h/a
LOCAL Cascavel - Campus I
E-MAIL engenharia-cas@unipar.br

Objetivo geral

O Curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil CNE/CES n.º 11, de 11 de Março de 2002, tem como objetivo geral: Formar Engenheiros com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área Engenharia Civil.

Objetivo específico

Desenvolver práticas inovadoras no ensino de Engenharia Civil;

  • Desenvolver a capacidade de trabalho do futuro profissional, tanto do ponto de vista prático quanto teórico;

  • Favorecer o desenvolvimento de habilidades particulares, de acordo com as aptidões, o interesse e o ritmo próprios do aluno identificado pelo corpo docente;

  • Formar profissional capaz de delimitar problemas, definir objetivos e metas, bem como adotar metodologias de trabalho adequadas;

  • Intensificar a formação humanista do futuro profissional;

  • Possibilitar, através de vivências, que o perfil profissional agregue o valor de responsabilidade social no exercício da atividade de engenheiro;

  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

  • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa científica e tecnológica e da criação cultural geradas na instituição;

Perfil do egresso

Perfil do Egresso
O Egresso dos cursos de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. Além desse conhecimento, o egresso deverá ter domínio técnico-científico dos estudos relacionados com a formação específica, ou seja, ao ensino de Engenharia Civil, conforme dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Este Engenheiro estará inserido em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, deve compreender as transformações sociais, políticas e econômicas, entendendo às dificuldades das relações humanas, atuando como elemento crítico e criador de novos métodos e atualizando-se constantemente. O país carece de estrutura em diversas áreas, notadamente naquelas dependentes da engenharia, tais como: saneamento, habitação, transportes, energia, planejamento urbano, etc. O Curso de Engenharia Civil da UNIPAR deverá formar um profissional que compreenda estas necessidades, para colaborar na correção das distorções e carências existentes, levando em consideração as condições regionais. O egresso do Curso de Engenharia Civil deverá estar apto ao desempenho nas principais áreas da engenharia civil, segundo a Resolução CONFEA n.º 1.073, de 19 de abril de 2016, que são de competência do Engenheiro Civil, às quais o egresso do Curso da UNIPAR deverá ser capaz de realizar:
- Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica;
- Coleta de dados, estudo, planejamento, anteprojeto, projeto, detalhamento, dimensionamento e especificação;
- Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
- Assistência, assessoria e consultoria;

- Direção de obra ou serviço técnico;
- Vistoria, perícia, inspeção, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem;
- Desempenho de cargo ou função técnica;
- Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica e extensão;
- Elaboração de orçamentos;
- Padronização, mensuração e controle de qualidade;
- Execução de obra ou serviço técnico;
- Fiscalização de obra ou serviço técnico;
- Produção técnica e especializada;
- Condução de serviço técnico;
- Condução de equipe de produção, fabricação, instalação, montagem, operação, reforma, restauração, reparo ou manutenção;
- Execução de produção, fabricação, instalação, montagem, operação, reforma, restauração, reparo ou manutenção;
- Operação, manutenção de equipamento ou instalação;
- Execução de desenho técnico.
O egresso ainda deverá seguir as definições de competências segundo a Diretriz Curricular Nacional das Engenharias, conforme a Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019.


O perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia Civil deve compreender, entre outras, as seguintes características:
I - ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
II - estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
III - ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
IV - adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
V - considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;

VI - atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e
com o desenvolvimento sustentável.

Competências e Habilidades
Para obter este perfil, o Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da UNIPAR desenvolverá em seus acadêmicos as seguintes competências e habilidades, conforme a Resolução CNE/CES n.º 2, de 24 de abril de 2019:
I - formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto:
a) ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos.
b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas.
II - analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação:
a) ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras.
b) prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos;
c) conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.
d) verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos:
a) ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas;
b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia;

c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
IV - implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:
a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia;
b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação;
c) desenvolver sensibilidade global nas organizações;
d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas;
e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental.
V - comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica: a) ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
VI - trabalhar e liderar equipes multidisciplinares:
a) ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva;
b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede;
c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos;
d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais);
e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;
VII - conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão:

a) ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente.
b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando.
VIII - aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação:
a) ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias.
b) aprender a aprender.
Além das competências gerais, devem ser agregadas as competências específicas de acordo com a habilitação ou com a ênfase do curso.

Mercado de trabalho

No que diz respeito à inserção no mercado de trabalho, o Engenheiro Civil possui um amplo e variado campo de atuação. A sua formação o habilita a atuar nas áreas de: Construção; Estruturas e Fundações; Geotécnica; Hidráulica; Saneamento e Recursos Hídricos; Gerenciamento de Obras, Recursos e Equipes; Materiais; Infraestrutura e Transportes. Ele é o profissional responsável por projetar, construir, operar, restaurar e manter edificações, meios de transportes, equipamentos urbanos e obras de aproveitamento energético, saneamento e segurança ambiental. Ainda em vista de sua formação abranger diversas áreas do conhecimento, os Engenheiros Civis podem atuar em instituições financeiras, nas áreas de administração e gerenciamento dos mais diversos setores da indústria. Com possibilidades tão variadas de atuação, o Engenheiro Civil tem facilidade em encontrar um emprego no mercado de trabalho. Não se pode esquecer que, também em função de sua formação, ele está apto a se tornar um empresário, criando sua própria empresa para atuar no setor da construção civil.

Ambientes

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