UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Graduação  >  Administração de Umuarama

Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Administração

Descrição

Empreendedorismo e liderança

Cursar Administração na Unipar é estar bem preparado para desempenhar funções gerenciais e de liderança, com visão empreendedora e estratégica, em qualquer tipo de organização. Você será capaz de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as diversas atividades de uma instituição com eficiência e criatividade. Também vai desenvolver habilidades analíticas que permitem adequar as empresas, seus produtos e serviços, às constantes mudanças econômicas, sociais e ambientais, e assim, garantir seu lugar no mercado competitivo. Ao final do curso você estará capacitado a implementar programas e projetos, desenvolver planejamento organizacional, promover estudos de racionalização e controle de desempenho e prestar consultoria administrativa, além de criar condições para sua empregabilidade.

Um mundo de possibilidades

A administração é um dos campos mais versáteis e dinâmicos. Trata-se de um vasto mercado onde você poderá atuar nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Produção, Sistemas de Informação, Comércio Exterior, Administração pública, rural, hospitalar, hoteleira, esportiva e muitas outras.

Por que escolher a Unipar

  • Matriz Curricular moderna e dinâmica, que inclui Planejamento Estratégico, Simulação Empresarial, Administração Pública e Administração de Negócios Agropecuários;

  • Professores especialistas, em sua maioria mestres e doutores, e com grande experiência na área; - Foco na administração estratégica da pequena à grande empresa;

Infraestrutura diferenciada

Na Unipar você tem a oportunidade única de aprender em ambientes especialmente preparados que possibilitam viver na prática toda a teoria adquirida em sala. Além de Sala de Orientação de Estágio, Laboratório de Informática, Auditório, Sala Audiovisual e uma completa biblioteca, a Unipar criou, numa iniciativa inovadora, o CIAPE – Centro de Apoio a Projetos Empresariais – que atua como um órgão de excelência e apoio à gestão empresarial, com profissionais comprometidos com o desenvolvimento econômico, social e educacional.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Clóvis Uliana
TITULAÇÃO Bacharel em Administração
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 06 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 04 anos
CARGA HORÁRIA 3600 h/a
LOCAL Umuarama - Campus III
E-MAIL administracao-umu@unipar.br

Objetivo geral

O Curso de Administração da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Administração - Resolução CNE/CES n.º 4 de 13 de julho de 2005, tem como objetivo geral:

  • Formar profissionais com capacidade de desenvolvimento intelectual, autonomia e ética, comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional, a fim de que, instrumentalizados com métodos, técnicas e recursos adequados, possam apresentar atuação condigna e competente nas suas funções na área administrativa.

Objetivo específico

  • Propiciar uma visão multidisciplinar do fenômeno administrativo com domínio do conhecimento, habilidades, atitudes e ferramentas do campo profissional;
  • Promover a explicitação dos valores e da ética que norteiam esta profissão;
  • Propiciar o desenvolvimento de habilidades que levem o bacharel, a ser um gestor e líder de organizações e com condições de tomar decisões, promover mudanças e gerar resultados;
  • Proporcionar capacidade crítica contextualizada, visão econômica, global, habilidades políticas e comportamentais, para administrar as informações que subsidiarão a tomada de decisões e o desenvolvimento de resultados;
  • Desenvolver entre os alunos um relacionamento social de cunho cooperativo, de respeito mútuo e de participação responsável e criadora, preparando-o para ações conscientes em relação às realidades profissionais e de cidadania;
  • Fornecer subsídios ao aluno para atuar em pesquisa, estudo, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos das diversas áreas de Administração, das empresas industriais, comerciais e de serviços, tanto em organizações públicas, privadas e do terceiro setor;
  • Criar vínculos com a comunidade no sentido de estabelecer uma interação empresa-escola por meio do Centro de Integração e Apoio a Projetos Empresariais - CIAPE;
  • Preparar o acadêmico no que tange às suas responsabilidades como empresário, executivo, empreendedor, gerente e colaborador, preparado para enfrentar diferentes situações de mercado, com competência para intervir na realidade, antecipando-se aos fatos ou adequando-se às novas tendências.

Perfil do egresso

O Egresso do curso de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

A partir das competências e das habilidades gerais do formando do Curso de Graduação em Administração da UNIPAR, consoante o que dispõe o art. 3, da Resolução CNE/CES n.º 4/5, de 13/07/2005, deve ser assegurado, no perfil do egresso compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Competências e Habilidades

Assim, o Curso de Graduação em Administração da Universidade Paranaense - UNIPAR, deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades :

  • reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

  • desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

  • refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

  • desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

  • ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de - aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

  • desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

  • desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;

  • desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Mercado de trabalho

Atuação do profissional formado em Administração:

Planejar, organizar, controlar, liderar e assessorar as organizações nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Produção, Sistemas de Informação, dentre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa às organizações.

O profissional pode ainda atuar nas seguintes áreas:

  • Marketing,

  • Administração Financeira,

  • Administração de Recursos Humanos,

  • Empreendedorismo,

  • Administração Pública,

  • Administração Rural,

  • Administração Hospitalar,

  • Administração Esportiva,

  • Administração do Terceiro Setor (ONGs),

  • Auditoria, Peritagem,

  • Administração Hoteleira,

  • Comércio Exterior,

  • Orçamento,

  • Logística,

  • Sistemas de Informação e

  • Administração de Investimentos.

Ambientes

Redes sociais>