UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Pandemia: O mundo se reinventa e aquece o mercado de trabalho na área de TI

Publicado em: 20/11/2020 às 11:00

Ela vem causando muitos dramas e danos materiais, mas, em contrapartida, acelera as transformações e aumenta as demandas por recursos digitais, melhorando a vida das pessoas

Tapete vermelho para eles: a cada dia estamos mais dependentes das tecnologias, ou seja, mais dependentes das competências dos profissionais de TI

Chegamos a um ponto que temos que admitir: a cada dia aumenta a ‘obrigação’ dos profissionais de outras áreas estenderem o tapete vermelho para os profissionais de informática, já que tudo hoje gira em torno do computador, dos aparelhos de celular, dos aplicativos, dos softwares... compramos, estudamos, consultamos o médico, conversamos e, claro, trabalhamos em cliques instantâneos.

E a importância do trabalho desses profissionais aumenta muito mais neste tempo de pandemia, que deixou e continua deixando um rastro profundo de sofrimentos, no entanto, podemos afirmar com toda certeza, amenizados pelos recursos computacionais criados e compartilhados mundo afora.

A área da tecnologia da informação nunca foi tão valorizada e usufruída como agora. Sem dúvida, foi uma das que alcançaram maior destaque neste cenário. A demanda por serviços cresceu exponencialmente, em todas as esferas das relações humanas.

“O fato é que o uso de ferramentas digitais em todas as áreas já vem evoluindo há algum tempo, trazendo rupturas e novas possibilidades a todos os setores, mas a pandemia evidencia a aplicação de avanços tecnológicos nunca antes tão requisitados”, diz a coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense, Unidade de Paranavaí, professora Claudete Werner.

Ela cita tecnologias como robótica, inteligência artificial, big data, computação em nuvem, moedas digitais, tecnologia de quinta geração (5G) e internet das coisas: “Vimos que o mundo teve que se reinventar... o software passou a ser necessidade básica e urgente para uma convivência humana mais salutar”.

É por isso que o mercado de trabalho em tecnologia da informação está cada vez mais necessitado de profissionais bem preparados. “Empresas de pequeno a grande porte, do Brasil e do exterior, abrem vagas diariamente para quem tem boas competências e referências nesse campo do saber e, o que é melhor, com bons salários”, atenta a professora, lembrando que o futuro pós-pandemia vislumbra a ampliação desse leque de chances por empregos superconcorridos.

 

4ª Revolução

Neste século, as mudanças promovidas pela tecnologia são tantas que especialistas a chamam de a ‘4ª Revolução Industrial’. Em um contexto de pandemia, no entanto, mudanças que eram esperadas para daqui a uma década ganharam mochilas a jato e chegaram muito mais rápido, graças ao trabalho dos profissionais de TI.

 

Vestibular – inscreva-se já

O curso de Sistemas de Informação da Unipar em Paranavaí está no mercado há 26 anos, formando e preparando excelentes profissionais para este mercado superaquecido da computação. Saiba mais em vestibular.unipar.br

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031