UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Mercado aquecido: Aumenta procura na região por profissional farmacêutico

Publicado em: 20/11/2020 às 10:00

A capital tem, hoje, 1.380 farmácias enquanto o interior conta com 7.382

Professora Patrícia Gurgel Velasques, coordenadora do curso de Farmácia: mercado aquecido anima estudantes

Um dos profissionais mais requisitados no momento, no interior do Paraná, é o farmacêutico. Até setembro deste ano, o número de empresas no setor, no Estado, aumentou para 138 novos estabelecimentos. E o que se percebe é que a maioria das redes estão migrando para o interior, em cidades de médio e grande portes.

Conforme dados do Conselho Regional de Farmácias (CRF), enquanto na capital houve uma redução de sete novas farmácias, no interior ocorreu um acréscimo de 145. São 1.380 farmácias na capital e 7.382 no interior.

A professora Patrícia Gurgel Velasques, coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, diz que, por causa disso, “a procura pelo profissional tem sido muito grande, já que todos esses estabelecimentos, conforme determina a legislação, exigem a presença de pelo menos um farmacêutico como responsável técnico”.

Além disso, ela observa que somado ao aumento do número de estabelecimentos (farmácias, indústrias, distribuidoras de medicamentos, entre outros), muitas farmácias ampliaram o horário de funcionamento, o que implica na necessidade do aumento do número de farmacêuticos. Há estabelecimentos que permanecem até 18h por dia em funcionamento.

“Eu recebo quase todos os dias ligações ou mensagens de donos/gerentes de farmácias de Francisco Beltrão e região pedindo indicação de farmacêutico. E tem vagas que ficam em aberto por dias, por falta de profissional disponível”, conta. Por isso, segundo ela, muitos alunos do último ano da graduação já saem com proposta de trabalho.

Se o profissional não desejar ser empregado, há a possibilidade de ser um empreendedor. Conforme a estatística do CRF, são 3.460 (39,5%) estabelecimentos onde o proprietário é farmacêutico.

A graduação em farmácia tem duração de 5 anos. O piso salarial da categoria varia conforme a área de atuação, mas a média é de R$ 3.300. Os estudantes da região podem fazer o curso com possibilidade de Fies (Financiamento Estudantil). Para este semestre foram disponibilizadas na Unipar 19 vagas de Fies para o curso de Farmácia.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031