UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Informática: Ideia de startup de alunos é aprovada em programas de fomento

Publicado em: 06/11/2020 às 16:20

Equipe propõe um sistema para automatizar a análise da qualidade da água utilizada na produção de peixes

‘Mão na massa’: No laboratório de informática, estudantes se dedicam ao desenvolvimento da proposta que vai colaborar para melhorar a produção de peixes

Um grupo de estudantes da terceira série do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense, Unidade de Toledo, criaram a startup Betta System. A proposta da empresa inovadora é desenvolver um sistema para a automação da análise da qualidade da água de açudes [barreiras artificiais utilizadas para retenção de grande quantidade de água na criação de peixes].

“A carne de peixe é uma das mais consumidas em todo o mundo, porém, para que o consumidor tenha na mesa um produto de qualidade, a água utilizada na criação deve ser de exímia qualidade também. Partindo desta concepção, resolvemos criar um método para analisar essa água”, explica o estudante Gabriel Smentino.

Ele e os colegas Lucian Lazzaretti, Alisson Chagas e Marciano Pereira são os criadores da startup. Na busca de recursos financeiros e de suporte para o desenvolvimento da ideia, tiveram sorte: o projeto chamou a atenção de especialistas da área e foi aprovado na primeira fase de dois programas de fomento do Paraná o Centelha e o Inovação Corporativa, ambos vinculados à Fundação Araucária.

“Esta aprovação significa que estamos caminhando no sentido correto para a concretização de um propósito, fruto da dedicação e empenho de toda a equipe”, orgulha-se Gabriel, afirmando que os programas de fomento são uma porta imensa para o desenvolvimento exponencial do país.

A segunda fase dos dois programas acontece no ano que vem, nos meses de janeiro e maio. “O próximo passo agora é validar nossa ideia no campo junto aos piscicultores e engenheiros para ajustar os dados a serem processados e coletar informações das principais dificuldades que ambos enfrentam no dia a dia do manejo”, informa.

Gabriel ressalta que, com o sistema projetado por eles, o produtor será beneficiado com melhor rendimento na produção e redução de perdas, o que, no final das contes, vai gerar economia.

Ação multidisciplinar

A startup dos estudantes vem sendo desenvolvida nas disciplinas de Projeto Integrador, Empreendedorismo e Processos de negócios. “Os alunos estão de parabéns, pois aproveitaram as oportunidades oferecidas para trabalhar a ideia desde o início do ano e a recompensa chegou agora, com este reconhecimento”, elogia o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Fernando Botelho.

E acrescenta: “Eles ainda terão muito trabalho pela frente, mas contarão sempre com o nosso apoio e de todos os professores do curso para que possam levar adiante o projeto até colocá-lo no mercado”.

Para Botelho, este reconhecimento por parte dos programas de fomento mostra que a graduação está antenada com as demandas da sociedade, buscando alinhar as propostas desenvolvidas nas disciplinas e estágio obrigatório com o mercado.

“Esse tipo trabalho é também um grande campo de aprendizado para os acadêmicos, pois todas as experiências que adquiriram neste processo de incubação farão deles profissionais muito melhores”, aplaude.

Programa Centelha

Um dos objetivos do programa é estimular o empreendedorismo por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores. Busca também apoiar com a concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado do Paraná.

Programa de Inovação Coorporativa

Realizado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu, o programa tem como finalidade unir demandas de empresas de médio e grande portes do setor produtivo com propostas de soluções inovadoras de empreendedores e startups, dando apoio tecnológico e financeiro às ideias selecionadas.

Mais informações sobre os programas e os editais de aprovação estão nos links:

https://programacentelha.com.br/pr/

https://programacentelha.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Edital-Centelha-PR-15.06.20.pdf

https://www.pti.org.br/sites/default/files/PROJETOS%20APROVADOS_PR%C3%89-INCUBA%C3%87%C3%83O_SET_2020_0.pdf

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031