UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Unipar é parceira do projeto ‘Universidade Amiga’ da Justiça Eleitoral

Publicado em: 07/10/2020 às 13:00

O objetivo é unir esforços para estimular universitários a atuarem como mesários voluntários

Programa já tem cerca de 60 mil inscritos

A Universidade Paranaense aceitou o convite da Justiça Eleitoral e aderiu ao projeto Universidade Amiga, que tem por objetivo conclamar estudantes universitários para trabalho voluntário nas próximas eleições, na função de mesário. Em contrapartida, eles recebem horas extracurriculares [de 30 a 60] pelos serviços prestados no primeiro ou nos dois turnos das eleições.

Para se formarem, os estudantes precisam cumprir determinada quantia de horas em trabalhos sociais e culturais e a proposta deste projeto é colaborar nesse sentido. As instituições também serão compensadas: todas que participam receberão o selo ‘Universidade Amiga da Justiça Eleitoral’.

A iniciativa, que foi destaque do Judiciário brasileiro no Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já demonstra um impacto considerável no número de inscritos no Paraná: são cerca de 60 mil, mais que o triplo de 2018. Para atender as 22 mil seções eleitorais de todo o estado, são necessários 88 mil mesários.

O projeto baseia-se no princípio de que a união entre universidades e poder público constitui uma maneira democrática de efetivação de educação para a cidadania. Estão previstas ações de troca de experiências e conhecimentos, com a realização, após o período eleitoral, de encontros entre estudantes, servidores e autoridades da Justiça Eleitoral.

Na Unipar o ‘Universidade Amiga’ está sendo articulado pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão. “Firmamos o convênio por considerar o projeto importante para o estudante, que terá oportunidade de cooperar com um evento de extrema magnitude e, assim, ampliar seus conhecimentos nessa experiência fora do mundo acadêmico”, justifica a coordenadora da pasta, professora Evellyn Wietzikoski.

Mas, observa, trata-se de uma via de mão dupla: “Nessa interação com a sociedade, importante destacar que nossos alunos também levarão, para compartilhar, seus conhecimentos no campo das teorias, das ideias e das relações interpessoais, o que muito nos orgulha”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031