UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Cooperativas de crédito crescem e geram bons empregos na região

Publicado em: 06/10/2020 às 09:00

Francisco Beltrão é o maior município do Sudoeste em número de cooperados e sétimo do Paraná

Profissional capacitado tem mais chances de ingressar neste promissor mercado de trabalho

O setor de cooperativismo de crédito vem crescendo exponencialmente no Brasil nos últimos anos. Segundo o Banco Central, em 2019, o número de associados às cooperativas de crédito no País chegou a 10,9 milhões de pessoas. Um crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior.

Da mesma forma que cresce a adesão de novos cooperados, as instituições ampliam seus quadros de funcionários e criam novas oportunidades no mercado de trabalho.

De olho neste importante segmento, a Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, vem preparando mão de obra para atender a demanda da Região Sudoeste do Paraná. A instituição forma gestores de cooperativas de crédito desde 2013.

Bastante concorrido, o ‘MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito’ da Unipar serviu de modelo para as demais unidades da Instituição (Cascavel e Toledo).

Em Francisco Beltrão uma nova turma iniciou as aulas no final de semana passada. Segundo o coordenador, professor Lucas Gomes de Oliveira, o curso está consolidado e faz sucesso porque tem vários diferenciais, entre eles, corpo docente altamente qualificado.

“A meta do nosso MBA é proporcionar aos participantes acesso às modernas técnicas de gestão em instituições financeiras e cooperativas, apresentar pontos importantes sobre a entrada das organizações num ambiente micro e macroeconômico, demonstrar a engenharia financeira, a análise de mercado e risco, bem como técnicas de governança e planejamento estratégico”, informa.

O regime de aulas é quinzenal.

 

Cenário local

Francisco Beltrão é o maior município do Sudoeste em número de cooperados e sétimo do Paraná. São 30.384 pessoas cooperando no segmento financeiro. Fica atrás apenas de Cascavel (66.398), Maringá (64.225), Toledo (64.168), Curitiba (54.545), Londrina (53.719) e Foz do Iguaçu (36.252).
 

Dos cooperados beltronenses, 80,99% são pessoas físicas. Mais de 50% dos cooperados ingressaram nas cooperativas nos últimos cinco anos, o que demonstra a forte expansão do segmento. O Paraná tem 1.755.191 cooperados, dos quais 85% pessoas físicas.

 

Mercado de trabalho

Conforme Katiuce Piúna Duque Ferrari, gerente de Gente e Gestão da Cresol, a demanda por profissionais ocorre em diversas áreas, como nos setores administrativo e de negócios. “Em função da expansão, o nosso foco é na captação de talentos que convergem aos valores da Cresol”, avisa.

Katiuce informa que cursar um MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito é desejável e coloca o currículo em destaque. Para ela, a Cresol tem uma média mensal de mais de 100 vagas abertas. Além disso, a instituição tem como objetivo até 2025 dobrar o seu número de agências, o que impacta em termos mais gente ajudando a solidificar a Cresol.

Até mesmo quem já atua na área é importante estar sempre se qualificando. “Pois o mercado é volátil, as coisas mudam com agilidade, e todos os profissionais precisam estar atentos e acompanhando as tendências e atualizações”, comenta a profissional de Gente e Gestão.

Andréia Turchetto, gerente de Gestão de Pessoas da Sicredi Iguaçu, que tem três agências em Francisco Beltrão, destaca que a qualificação dos candidatos perante os processos seletivos tem sido cada vez mais importante para atender a necessidade da Cooperativa, que muito está voltada para um bom atendimento e à expansão da cultura e serviços cooperativos para as demais regiões.

“No Sudoeste do Paraná, temos o privilégio de termos a Unipar, que atua fortemente com o ensino voltado ao cooperativismo de crédito. O MBA oferecido pela instituição já formou vários alunos, dos quais muitos estão atuando no Sistema Sicredi em diversas funções, em diferentes cidades”, comenta.

E elogia: “Esses profissionais têm se destacado em suas atribuições funcionais muito pelo aprendizado adquirido durante o MBA da Unipar!”.

Nesta nova turma da Unipar, também haverá colaboradores da Sicredi Iguaçu frequentando o curso na Unipar: “Estamos felizes em saber que optaram por um curso específico de nossa atividade, em uma Instituição de grande nome e reconhecimento no mercado de formação técnica”.

A Evolua é outra cooperativa beltronense em franco processo de expansão. Com relação ao ano anterior, o crescimento aproximado é de 40% em novos colaboradores. O setor de Recursos Humanos informa que constantemente a instituição tem vagas para profissionais nas áreas de análise de crédito, vendas na área Pessoa Jurídica e gerentes de agência (com expertise em vendas e gestão de equipes). A cooperativa também considera o curso de MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito da Unipar um diferencial para a região.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031