UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Alunas da Unipar se destacam na Olimpíada da Juventude em Cingapura

Publicado em: 18/11/2010 às 16:40

Elas compõem a seleção brasileira juvenil de handebol e a equipe Coca-Cola/Unipar/Cianorte

As atletas Daise Souza, Larissa Munhoz, Fernanda Marques e Keila Alves ostentam as medalhas

A Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte, está em polvorosa com a conquista de quatro alunas do curso de Educação Física. Daise Souza, Larissa Munhoz de Araújo, Fernanda Rigo Marques e Keila Alves retornaram recentemente de Cingapura, onde foram bronze nas Olimpíadas da Juventude, goleando o Cazaquistão por 45 a 23.

As talentosas meninas fazem parte do ‘Projeto Olímpico Brasil’, da Seleção Brasileira Juvenil de Handebol e da equipe Coca-Cola/Unipar/Cianorte. Daise Souza atua como ‘ponta direita’, Larissa Munhoz é a ‘ponta esquerda’ e atual capitã da seleção, Fernanda Marques atua como ‘pivot’ e Keila Alves é a ‘armadora esquerda’. Além destas, a equipe ainda conta com as atletas Geise Lucena e Maria Paula Macedo, integrantes do projeto ‘Olimpíadas 2016’, da CBHB. Em seus currículos, um histórico longo de vitórias e títulos.

“Neste evento, seis equipes (uma de cada continente e a da sede) disputaram as fases eliminatórias e o Brasil se classificou conquistando o campeonato ‘Panb americano’, da qual elas também são campeãs”, informa o supervisor da Coca-Cola/Unipar/Cianorte, professor Newton Trindade Júnior.

As atletas ainda são as atuais bicampeãs brasileiras de clubes juvenis, atuais campeãs pan-americanas da categoria e, em 2010, participaram do Campeonato Mundial Juvenil de Seleções em Santo Domingo (República Dominicana). Elas estão há três anos em Cianorte, representando a equipe.

“A Unipar dá sua contribuição para que o Brasil se torne uma potência olímpica, colaborando para desenvolver equipes de ponta em várias modalidades e, assim, ajuda a derrubar essa visão que os estrangeiros têm da ‘monocultura esportiva’ que sempre marcou a realidade brasileira”, comenta um dos treinadores da equipe, professor Décio Calegari (coordenador do curso de Educação Física, Campus Toledo).

“Nossa equipe tem conquistado vários título no Estado e no Brasil”, enfatiza, citando: “Somos tri-campeões sub 18 do Paraná, bi-campeões dos jogos da juventude do Paraná, tri-campeões sub 17 do Paraná, bi-campeões juvenis do Brasil de Clubes, campeões dos jogos abertos do Paraná divisão ‘A’, campeões do Paraná categoria livre, bi-campeões escolares do Paraná, vice-campeões das olimpíadas escolares do Brasil e atual vice-campeões universitários do Paraná. Logo, a Unipar e os nossos parceiros têm conseguido o retorno aos investimentos feitos neste projeto de handebol, que tem por finalidade as disputas da liga nacional e adulta”.

A equipe conta hoje com dez atletas da Unipar. “Logo estaremos na liga nacional, representando o nosso Estado e levando o nome da Unipar para todo o Brasil e nos somando às várias entidades de ensino superior que participam ativamente do esporte nacional”, diz Trindade. “Das dez equipes que participam da liga nacional, seis são de Universidades”, informa.

“Trata-se do reconhecimento do talento e do esforço de uma equipe de atletas que encontrou na Unipar o apoio para uma formação profissional de qualidade, capaz de conciliar a rotina de treinamentos e competições. Existe ainda a expectativa que, depois que levarem o Brasil ao podium olímpico, essas atletas possam exercer a nobre profissão que abraçaram ao entrar na Unipar e continuem ajudando a lapidar talentos perdidos pelos rincões desse imenso Brasil”, emenda Décio Calegari.

Redes sociais>