UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Pedagogia: Projeto virtual da Brinquedoteca diverte criançada

Publicado em: 31/07/2020 às 15:00

Cada um na sua casa, acadêmicos, pais e filhos interagem pela tela do celular

Na sala de casa, acadêmica Hemylly Chrystie de Oliveira brinca com as crianças pela tela do celular
Estudante Ana Paula Angeloto em momento de interação com as crianças
Acadêmico do curso interage com criança em vídeo-chamada

Para alegrar a criançada nesse período de pandemia, a Brinquedoteca de Umuarama, projeto de extensão do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense, já iniciou uma programação repleta de atividades lúdicas virtuais. Pais e filhos com idade de 3 a 10 anos estão convidados a participar e se esbaldar com as brincadeiras.  

Uma delas é o ‘Brincando & cia’, em que os acadêmicos do curso interagem com os pequenos por meio de vídeo-chamada no whatzapp. São brincadeiras de regras simples, que necessitam de material ou até mesmo de brinquedos que a criança dispõe em casa.

Uma vez por semana, conforme a disponibilidade da criança e do acadêmico, o encontro virtual acontece e tem duração de 40 minutos.

“Percebemos que é um trabalho desafiador, a princípio os alunos ficaram apreensivos, pois lidar com o novo é algo inusitado. Mas as primeiras experiências foram emocionantes e, conforme o relato dos acadêmicos, eles interagem por meio de brincadeiras e observam a reação das respostas das crianças nas atividades”, afirma a coordenadora da Brinquedoteca, professora Lucyelena Amaral.

Sobre a receptividade dos pais, a coordenadora ressalta que o resultado está sendo bem positivo. “Eles deixam recados no whatsapp ou ligam para dizer que os filhos estão gostando da iniciativa e até querem brincar mais tempo. Mesmo na hora das videoconferências, eles agradecem a nossa participação; tudo isso nos motiva a continuar com o projeto”.

Para a acadêmica Ana Paula Angeloto, a experiência está sendo gratificante e inovadora. “A princípio fiquei com um pouco de receio, já que teria que usar os meios tecnológicos para poder brincar com os pequenos, algo que nunca tinha feito antes. Mas agora vejo que, mesmo longe, é possível fazer a diferença na vida das crianças, poder brincar e tirar um sorriso do rosto delas não tem preço, já que elas não podem sair de dentro de casa devido a este momento tão difícil para todos nós”.

A colega Hemylly Chrystie de Oliveira acrescenta: “Apesar de preferir o contato presencial, está sendo um trabalho prazeroso e produtivo, pois tenho uma boa relação com as crianças”.

Para as crianças participarem, basta os pais terem um celular smartphone e preencherem o formulário eletrônico: https://forms.gle/ncpmBHnfvXa1EKxZA

Mais informações no e-mail: brinquedoteca-umu@unipar.br ou pelo telefone (44) 3621-3830.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 15h às 21:20h
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031