UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Professora de Odontologia participa de congresso em Barcelona

Publicado em: 17/11/2010 às 10:50

Encontro reuniu cerca de cinco mil pesquisadores de todo o mundo. Ana Carolina Soares Fraga Zaze apresentou estudo realizado em seu doutorado

Professora no Encontro, em Barcelona

A professora do curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, Ana Carolina Soares Fraga Zaze viajou a Barcelona/Espanha para participar do Encontro Anual da International Americam Dental Research (IADR).

O evento é considerado um dos maiores congressos de pesquisa odontológica e, este ano, contou com a participação de cerca de cinco mil pesquisadores de todo o mundo (entre 14 a 17/7). A professora da Unipar apresentou resultados obtidos em sua pesquisa de doutorado em Odontopediatria.

Desenvolvido na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Araçatuba, o trabalho intitulado ‘Effectiveness of dentifrices with calcium, phosphate and low fluoride concentration’ (Eficácia de dentifrícios com baixa concentração de flúor suplementados com cálcio e fosfatos), o trabalho ‘in vitro’ desenvolveu e testou a eficácia de dentifrícios (creme dental) com concentração reduzida de flúor, suplementado com cálcio e fosfato.

“Tal produto pode ser indicado para crianças menores de seis anos de idade, diminuindo o risco de fluorose dentária, uma alteração na formação dos tecidos dentários ocasionada pela intoxicação crônica pelo flúor, que pode ocorrer quando o mesmo é ingerido em doses elevadas”, explica.

Para a professora, a participação em um evento deste porte é de extrema importância para a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil, diante da comunidade de pesquisa internacional: “Isso melhora a credibilidade da odontologia e da pesquisa brasileira perante o mundo, além de divulgar o nome das instituições envolvidas no projeto, no caso Unipar e Unesp”.

“Considerando minha experiência pessoal, além da oportunidade de apresentar meu trabalho em um evento tão respeitado, pude verificar a situação da pesquisa internacional, conhecendo novas metodologias de trabalho e discutindo com pesquisadores reconhecidos mundialmente os novos rumos da pesquisa odontológica”, emenda.

César Zaze, também professor do curso, acompanhou a professora no evento, participando como espectador. Para a viagem, ela recebeu ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>