UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Talento Unipar: Aumenta interesse das mulheres na área de informática

Publicado em: 22/07/2020 às 16:00

Elas já foram maioria nesta área, com o tempo passaram a ser minoria, mas, pelo que se vê, este cenário está passando por um revés, de novo

Karina: “Sou valorizada e respeitada pelos meus colegas”
Ana Carolina: “Estou muito feliz atuando na área de desenvolvimento”
Elaine: “Estou plenamente realizada”

Em todo o mundo, aumenta consideravelmente o número de mulheres atuando ou interessadas em ingressar no universo dos computadores. Considerando que este despertar é global, focamos Umuarama e apresentamos três nomes que realçam esta tendência, por aqui. Elaine, Ana Carolina e Karina se formaram pela Unipar e dizem estar realizadas.

Elaine Augusto Praça

Professora no IFPR

Ela é egressa da última turma de Ciência da Computação da Unipar; formou-se em 2003. Com o diploma de graduação recebeu também o cobiçado certificado de ‘Honra ao Mérito’: foi a laureada em meio a tantos homens que estudaram com ela. Disso, se orgulha, mas muito mais pela carreira que vem construindo. “Estou plenamente realizada”, exclama. Neste campo de absoluto domínio masculino, ela foi a primeira mulher [e única por alguns anos] a atuar no laboratório de informática da Unipar [antes, foi estagiária]; no tempo em que deu aula no curso de Sistemas de Informação da Unipar foi uma de duas professoras do curso [onde também foi RT do projeto de extensão Cisi]; e também hoje é uma de duas professoras no grupo docente do curso no IFPR. Em relação a preconceitos, não tem queixa, mas sabe que eles rondam a área e por isso defende que é fundamental incentivar as mulheres, ainda no ensino médio, a almejar a carreira por ser promissora. “Vemos hoje muitas mulheres ocupando cargos de liderança em empresas, gerenciando importantes projetos de desenvolvimento de software, o que mostra que estamos vivendo um tempo de mudança de visão, para melhor”, arremata a profissional, que é mestre em Ciência da Computação pela UEM.

 

Ana Carolina Urias Machado

Engenheira de software na UOL/Boa Compra

“Foi de extrema importância a formação que recebi na Unipar para que eu pudesse desenvolver minha carreira; estou muito feliz atuando na área de desenvolvimento”, diz Ana Carolina, que se formou em Sistemas de Informação em 2015. Toda dedicação foi imprescindível para conquistar este emprego concorrido. “A graduação nos leva a abrir os olhos para as muitas oportunidades e caminhos que podem ser seguidos, além da gama de conhecimentos que nos contempla; com muito estudo e esforço é possível subir os degraus para chegar aonde se almeja”, atesta. E diz ter saudade dos professores da Unipar: “Foram quatro anos de convivência, tempo em que houve muita troca de experiências, atenção, amizade!”.

 

Karina Del Conti Vieira

Analista de sistemas na Unipar

Função que exerce desde 2009, ela atende a diversos departamentos, de todos os câmpus da Instituição, no suporte aos serviços prestados por terceiros, como os sistemas de Gestão de Pessoas e ERP da empresa Senior, e no desenvolvimento e manutenção de sistemas para a internet. Quando cursava Sistemas de Informação aproveitou a chance de fazer estágio no Laboratório de Informática da Unipar; foram horas e horas de aprendizado também por outros diferentes departamentos em funções no ambiente de TI até se formar, em 2008. Seu bom desempenho acadêmico, incluindo a competência demonstrada no estágio, pesou na contratação para o cargo. “Todos os conhecimentos adquiridos na graduação foram fundamentais na criação de uma base sólida para as funções que fui desempenhando ao longo dos anos”, conta, confirmando estar realizada. “Eu me sinto realizada, pois atuo na área em que sempre almejei e apesar de ser uma profissão de maioria masculina, as mulheres vêm, cada vez mais, e felizmente, ocupando espaço também na informática. No meu departamento de atuação, sou a única mulher, mas me sinto respeitada e valorizada por meus colegas de trabalho; sou uma profissional ética, me esforço para atender às demandas que me são confiadas e procuro me atualizar, conforme as novas tecnologias vão surgindo”, orgulha-se a profissional que tem no currículo também o MBA em Gerenciamento de Projetos e Governança de TI, feito pela UNIPAR e concluído em 2012.

 

Venha estudar na Unipar

Construa sua carreira na área de informática na Unipar. A Instituição possui vários cursos de graduação [presencial, semipresencial e a distância] e de pós-graduação. Confira neste site.

Redes sociais>