UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Mestrado: Biotecnologia encerra Ciclo de Palestras com sucesso

Publicado em: 16/11/2010 às 14:30

Ciclo reuniu mais de oitenta espectadores em quinze palestras. Troca de experiência e de conhecimentos marcou o evento

Professores, palestrantes e participantes: evento reuniu mais de oitenta graduandos

A coordenadoria do programa de mestrado em Biotecnologia Aplicado à Agricultura da Universidade Paranaense – Unipar comemora o sucesso do 4º Ciclo de Palestras, realizado com o objetivo de integrar professores e estudantes da pós-graduação com os graduandos da Instituição (entre 28 a 29/10).

O evento reuniu cerca de oitenta estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Farmácia, Biomedicina, Química e Medicina Veterinária, além de professores e mestrandos que se reuniram para conhecer ainda mais sobre os temas relacionados à biotecnologia e sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento.

As quinze palestras proferidas ficaram a cargo dos mestrandos. Para iniciar, Andréia Rodrigues Alonso Pereira abordou o tema ‘Anormalidades meióticas comuns à poliploidia’. ‘Controle biológico de doenças de solo na agricultura’ foi o tema ministrado por Juliano Almeida Grossi. Para fechar o primeiro dia, os mestrandos Sirlene Silveira e Mateus Pasko dos Santos abordaram ‘Melhoramento biotecnológico de plantas medicinais’ e ‘O uso de fungos na alimentação animal’, respectivamente.

A jornada de trabalho no segundo dia começou com a palestra ‘Fixação biológica do nitrogênio na cultura da soja’, ministrado por Jhonatan Gonçalves Perin. ‘Genética e melhoramento de fungos na biotecnologia’ ficou a cargo de Adriana Pereira Aleixo. A mestranda Naiza Vilas Boas falou sobre ‘Biossorção de cobre utilizando do bagaço de cana-de-açúcar modificado’.

‘Melhoramento biotecnológico de plantas medicinais’, ministrado por Caroline Calixto Kazama, abriu os trabalhos no período da tarde. Em seguida, foi a vez de Henderson Novo Heim abordar ‘Utilização de marcadores moleculares no melhoramento de plantas’. A tarde seguiu ainda com ‘Eventos transgênicos comercializados no Brasil: Soja RR e Milho BT’, ministrado pelo mestrando Carlos Magno Quirino de Farias.

‘Fungos micorrízicos na agricultura brasileira’, ‘Utilização de recursos genéticos nos programas de melhoramento de trigo’ e ‘ Avaliação do bagaço de cana quimicamente modificada para adsorção de chumbo em meio aquoso’ foram os temas proferidos por Murilo Castelli, Elaine Aparecida Wilges Kronbauer e Antonio de Pádua Andrade Salvado, respectivamente.

Os mestrandos Nelton Buzinaro e Raquel Andrade de Sá fecharam o ciclo com as palestras ‘Técnicas de remediação de ambientes poluídos por metais pesados’ e ‘Translocação de metais pesados para plantas medicinais’. “Os mestrandos consideraram o Ciclo um grande aprendizado, pois tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e ainda vencer o desafio de falar em público, haja vista que, para muitos, esta é a primeira palestra proferida em um evento científico”, afirma o coordenador do mestrado, professor Nelson Barros Colauto.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031