UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Covid-19: Unipar promove mesas-redondas on-line para informar a população

Publicado em: 13/04/2020 às 16:00

Já foram realizadas duas; uma terceira está agendada para esta quinta, a partir das 19h30

Para assistir à webconferência é só acessar o link https://youtu.be/vGgDo6GkAZo

Desde que o Ministério da Saúde do Brasil lançou medidas para diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus, a Universidade Paranaense segue à risca e vai além, com ações colaborativas. Entre elas estão as voltadas à difusão de informação.

Em parceria com o curso de Medicina, a Diretoria Executiva de Gestão da Educação a Distância promove uma série de mesas-redondas on-line com profissionais conceituados e transmite ao vivo em seus canais de comunicação; todas com produção da equipe da TV UP, em Umuarama, e acesso gratuito para estudantes e outras pessoas da comunidade.

Mediada pelo médico Ítalo Fioravanti, que é professor da Unipar, a primeira mesa-redonda abordou aspectos clínicos e epidemiológicos da covid-19 [em 24.03]. Outros três médicos, que também lecionam no curso de Medicina da Unipar, fizeram parte do debate: o pneumologista Ronaldo de Souza, o especialista em Medicina da Família e Comunidade, Eguimar Martins, e a infectologista Déborah Kantor.   

Também participaram a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, e a coordenadora do curso de Medicina, professora Maria Elena Diegues.  A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Baretta, acompanhou os trabalhos dos bastidores, assim como a professora Isabel Gozer, da EaD/Unipar.

 

Saúde mental

Em tempos de isolamento social, saúde mental também tem sido um tema recorrente, por isso foi a pauta da segunda mesa-redonda realizada pela Unipar [em 02/04], nos mesmos moldes técnicos da primeira e com um grupo multidisciplinar de especialistas igual em competência.

Sob coordenação da professora Irineia, a webconferência reuniu o psiquiatra Guilherme Derenusson, a farmacêutica Samia Ally Bisoli, o educador físico Marcelo Baldi, a psicóloga Giuliana Marson e a cirurgiã-dentista Veruska Pffau, todos professores da Unipar.

À mesa, o evento também contou com o diretor da APS/SMS, cirurgião-dentista Elizeu Ampessan, a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Catia Faquinete, e a coordenadora da UTI NEO e Pediátrica da Norospar, enfermeira Carla Narvaes.

 

Contexto socioempresarial

Para esta quinta, 16, há outra agendada. O tema desta vez será ‘Aceleração de mudanças a partir da crise da Covid-19: perspectivas econômicas, sociais, sanitárias e tecnológicas’, sob a mediação da professora Isabel.

Os convidados que confirmaram presença são os professores José Luiz Borsatto, Jorge Antônio Vieira, Vicente Gasparini, Heiji Tanaka e Guilherme Derenusson. “Nossa intenção é ampliar o debate, levando também para o contexto socioeconômico, histórico, ético e o das mudanças previsíveis que vêm daqui para a frente”, avisa a professora Isabel.

“Refletirmos sobre estratégias pontuais que possam amenizar essa crise é tão importante quanto os planos de contingência do alastramento da doença”, destaca, atentando para o principal questionamento aguardado: que lições vamos tirar disso tudo?

 

Convite

Para assistir à webconferência é só acessar o link https://youtu.be/vGgDo6GkAZo

 

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031