UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: em jornada, Administração comemora trinta anos de história

Publicado em: 10/11/2010 às 16:45

A formação de bons profissionais marca a trajetória destas três décadas. Além dos jovens, muitos empresários e executivos da cidade aproveitaram a chance dada pela Universidade Paranaense e conquistaram seus diplomas

Professora Niceia Selete, coordenador do curso
Ciro Guazzeli, estudante de Administração
Administradora Gláucia Suzuki, formada pela Unipar
Imagem de capa do JU 04/2003: Jornal destaca ação social do curso

Um dos primeiros cursos da Universidade Paranaense – Unipar colaborou para que a Instituição se firmasse como um agente propulsor de desenvolvimento. A graduação de Administração, fundado em 1980, tem consolidado carreiras, aprimorado talentos e formado líderes, beneficiando uma vasta região. Isso foi lembrado na 11ª Jornada de Ciências Empresariais, evento que debateu o tema ‘A dinâmica da administração’ (de 5 a 9/10).

Com projeto pedagógico renovado a cada ano, para atender as exigências do mercado, o curso comemora altos índices de empregabilidade dos seus 1.205 diplomados. Também comemora os bons conceitos que tem recebido do MEC: ‘A’, em todas as últimas avaliações. E ainda o certificado ‘Três Estrelas’ (relativo a conceito bom), da revista Guia do Estudante. Foram três consecutivos nessa avaliação de abrangência nacional feita pela Editora Abril.

Segundo a coordenadora, professora Niceia Seleti, o curso alcançou seu grande marco quando a Instituição conquistou título de Universidade, em 1993 (antes Faculdades Integradas). Ela era aluna na época. “A partir daí ampliou-se a visão do curso e o estímulo à extensão universitária e à pesquisa passou a ser foco de preocupação”, diz.

Vários investimentos foram feitos para a criação e manutenção de projetos nestas duas áreas: a de prestar serviços à comunidade e a de produzir conhecimentos para beneficiar a ala empresarial da região. Hoje, o curso congrega 475 alunos, em quatro séries. “Duas turmas de primeiro ano passaram a ser oferecidas em 2006, para atender a demanda”, conta Nicéia.

Como muitos outros graduados do curso, ela resolveu seguir carreira docente. “Me encantei com a docência em uma especialização que cursei aqui na Universidade onde havia uma disciplina chamada Docência do Ensino Superior. Incentivada pelos professores, fui buscar o mestrado e doutorado”, conta. Há seis anos no cargo, Niceia Seleti procura incrementar as ações pedagógicas do curso, garantindo o dinamismo de sempre.

Grandes eventos realizados reforçam a qualidade do curso e a motivação dos estudantes. Um exemplo é o ‘Workshop de Marketing’, projeto realizado anualmente, inteiramente por alunos. “Eles montam o planejamento de marketing, o plano de produto, desenvolvem o produto e expõem. Muitos empresários visitam a feira, que se firma pela criatividade”, explica a professora.

Ela cita ainda o ciclo de estudos ‘Administração em Debate’, o projeto Adolescente Aprendiz, que funciona há nove anos com a colaboração de estudantes também de outros cursos, visando capacitar jovens para o primeiro emprego (projeto amplamente divulgado pela mídia), e o Núcleo Acadêmico de Capacitação e Desenvolvimento Empresarial, novo no Campus-Sede.

Outro fato que sublinha a história do curso aconteceu em 2007, quando um grupo de alunos chegou à semifinal do Desafio Sebrae. “Foi a única equipe de instituição particular a alcançar o feito”, orgulha-se a coordenadora.

Com orgulho ela também destaca que muitos ex-alunos, hoje, ocupam boas posições no mercado. Alguns são donos de empresas, outros professores universitários e muitos trabalham em organizações de grande expressão: “Isto porque a principal característica do curso é a formação com visão ampla das atividades empresariais interligadas à economia, política e responsabilidade social”.

Segundo ela, a estrutura curricular do curso se volta para uma visão multidisciplinar da administração, que contempla os setores de agronegócio, ponto forte da nossa região, e administração pública, também importante para a nossa comunidade, entre outros.

Aplicando conhecimentos Ex-alunos do curso hoje colhem bons frutos. Exemplo é Gláucia Mitie Sato Suzuki, formada em 1993. Gláucia comanda hoje, junto do irmão Humberto Itiro Sato, também graduado pela Universidade (em Farmácia), uma das farmácias de manipulação de maior expressão da região, a Extractus Farma, que possui certificação do Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral. Gláucia começou como funcionária e, após três anos, tornou-se sócia. Ela conta que trabalha centrada em projetos voltados a inovação, o que, segundo acredita, ajuda a consolidar o negócio. E relembra com entusiasmo do que aprendeu na graduação: “Estudei na Instituição desde a quinta série [colégio Apec]; optei pelo curso de Administração por ter bastante afinidade com a área”. Para ela, na Extractus o fato de ser administradora é um diferencial: “Qualquer empresa, de qualquer ramo, deve ter um administrador para lidar com os aspectos burocráticos... O curso me deu toda a base necessária para aplicar na farmácia e ajudá-la a manter-se bem no mercado”. Ela recorda conselhos recebidos em sala de aula e diz segui-los até hoje: “Os professores sempre nos falavam que o cliente é a peça fundamental para qualquer negócio dar certo. Que precisamos tratá-los sempre bem... acho que isso tem dado certo porque temos muitos clientes, entre eles professores e ex-colegas de turma”.

Buscando conhecimentos Um bom curso ‘em casa’ tem facilitado a vida de muitos filhos de empresários e executivos de Umuarama, que querem cursar Administração e, ao mesmo tempo, ajudar o pai. O estudante Ciro Guazzelli é um deles. “Meu pai, que é engenheiro, é dono de empresa e eu sempre acreditei que falta a figura do administrador. Escolhi o curso para poder ajudá-lo”, diz. “As bases e o conhecimento que o curso me proporciona irão me ajudar muito no futuro”, acredita.

Profissão: professor! O curso de Administração da Unipar, nestes trinta anos, tem aberto o caminho também para os que cultivam vocação para ensinar. Vários que se formaram partiram para a carreira de docente. Alguns acabaram sendo contratados pela Unipar. Desse time, no quadro docente do curso do Campus-Sede, além da coordenadora, professor Niceia Seleti, estão os professores Ana Paula de Lima Silva, João Marcos Codato, Alessandro Mendes da Silva, Jorge Augusto Pona, Célio Roberto Cantuários, Celso Ferrari Júnior e Leandro Clementino de Lima.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h