UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Ciências Contábeis: Ex-aluno é promovido a gerente da controladoria do Grupo Gazin

Publicado em: 29/11/2019 às 15:00

Promoção é o reconhecimento dos 15 anos de dedicação e esforço para o sucesso da empresa, eleita neste ano como a melhor do Brasil no setor de varejo

Fernando Graci: O novo controller de uma das maiores redes de varejo do Brasil
Fernando Graci: O novo controller de uma das maiores redes de varejo do Brasil
Fernando Graci: O novo controller de uma das maiores redes de varejo do Brasil
Sede administrativa do Grupo Gazin em Douradina/PR
Fernando Graci com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Clóvis Uliana
Graci e Uliana em volta do prêmio concedido pela revista Exame à Gazin, eleita a melhor empresa do Brasil no setor varejista
Graci e Uliana em volta do prêmio concedido pela revista Exame à Gazin, eleita a melhor empresa do Brasil no setor varejista
Graci com o fundador da empresa, Mário Gazin, o colega Ony Maurício Churkin e professor Clóvis Uliana

O sonho de qualquer funcionário dentro de uma grande empresa é construir uma carreira de sucesso e se realizar pessoal e profissionalmente. O ex-aluno da Universidade Paranaense, Fernando Graci, está concretizando este sonho. Depois de 15 anos de muito trabalho, garra e dedicação no que faz, ele acaba de ser promovido a gerente da Controladoria do Grupo Gazin, com sede em Douradina/PR e uma das maiores redes de varejo do Brasil.

E a trajetória de sucesso do rapaz de família humilde começou ainda na adolescência. “Estudava o ensino médio no colégio estadual Pedro II, no curso de técnico em contabilidade. Como não tinha condições de pagar uma faculdade, fiquei sabendo que a escola tinha parceria com a Unipar e que o melhor aluno da sala ganharia uma bolsa na Universidade ao final do ensino médio. Já no primeiro ano prometi a mim mesmo que iria ganhar essa bolsa. Eu me dediquei os quatro anos e com muito esforço a conquistei. A partir daí me apaixonei pela contabilidade”, lembra o contador, diplomado em 2003.

Durante os quatro anos da graduação, Graci trabalhou na Viação Umuarama. “Entrei na Gazin recém-formado em 2004 exercendo a função de auxiliar contábil, depois passei para supervisor e fui abraçando as oportunidades que surgiam dentro da empresa”, afirma o ex-aluno.

Mas ele queria mais. “A Gazin estimula os funcionários a estudar, a se dedicar, a construir uma carreira. Então decidi fazer uma segunda graduação e em 2017 me formei em Direito, também pela Unipar. Hoje me sinto realizado por todo o trabalho que já fiz e por tudo que a Gazin me ofereceu”.

Segundo ele, assumir a gerência da Controladoria do grupo significa “uma enorme responsabilidade, mas uma grande conquista, resultado de muito trabalho, de comprometimento e entrega”. O novo Controller da Gazin hoje coordena uma equipe de 48 pessoas. Ele entra no lugar do colega Ony Maurício Churkin, que assumiu o cargo de diretor-administrativo do grupo.

Pós-graduado em Controladoria e Gestão Financeira e também em Direito Tributário, o ex-aluno continua sonhando alto. “Meu sonho aqui na Gazin é ser diretor-financeiro. Para alcançar esse objetivo planejo cursar um MBA em Finanças e trabalhar muito; sei que vou conseguir”, orgulha-se.

Também dá conselhos: “Sempre falo aos meus colegas de trabalho que não podemos parar de estudar porque nesta área as mudanças não param”. E acrescenta: “Investimos na formação do nosso profissional, estimulando a equipe a dividir o conhecimento”.

Outra observação perspicaz do controller: “Grande parte do crescimento profissional também está atrelada ao relacionamento com as pessoas. É o network que nos impulsiona, nos mostra, nos coloca à frente das oportunidades, de pessoas que agregam valor”.

Quem também está orgulhoso desta conquista é o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unipar, professor Clóvis Uliana.

“O Fernando merece essa promoção! O sucesso do nosso aluno ou ex-aluno está diretamente ligado ao comprometimento, à busca pelo desenvolvimento contínuo, à capacidade de superar obstáculos, de compartilhar ideias, conhecimentos e de ter confiança e ética; tudo isso o Fernando fez”, afirma, categórico.

Importância da Controladoria

O trabalho da controladoria dentro de uma grande organização é cuidar das áreas contábil, fiscal, de custos, tributária e de orçamento, sendo responsável pela elaboração de todas as demonstrações financeiras. E toda a geração de informação que é feita pelos negócios da empresa se inicia na controladoria e termina na controladoria.

“A controladoria é uma espécie de staf junto à presidência, dando velocidade e qualidade nas informações geradas para a tomada de decisão; é o setor que faz junto com os gestores todo o planejamento estratégico de futuro da empresa”, explica o novo controller. “A nossa função é tão decisiva e importante que para o ano que vem a Gazin tem uma projeção de faturamento na casa dos cinco bilhões de reais; e tudo isso está sob nossa responsabilidade”, diz, confiante.  

Qualidade da Graduação

Ao relatar sua trajetória profissional, o contador Fernando Graci não deixa de destacar a importância da Unipar em sua vida. Ele elogia a qualidade do curso de Ciências Contábeis. “O curso é excelente”, exclama. “Posso dizer com convicção que todo o conhecimento teórico e prático necessário para eu me destacar na minha área, consegui. Foram quatro anos muito desafiadores”, endossa.

Na Universidade Paranaense diz que teve muitas chances também de ampliar os horizontes: “Procurei explorar ao máximo tudo o que a graduação me ofereceu, participando de projetos extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão”.

E dá mais um conselho: “Num curso superior o bom relacionamento com os professores é importante. São eles que nos incentivam o tempo todo e têm o contato com o mercado de trabalho. Foi graças a essa relação estreita com o corpo docente da Unipar que cheguei à Gazin. Acredito que essa parceria universidade/empresa tem que se fortalecer, sempre”.  

Por tudo disso até hoje o bacharel em Ciências Contábeis e Direito cultiva o vínculo afetivo com a Instituição: “Minha relação com a Unipar é muito boa, pois continuo participando de vários eventos da Instituição, como fóruns e palestras. Isso é cativante!”.

Gazin: Entre as melhores do Brasil

Com 282 lojas espalhadas por oito estados brasileiros, seis indústrias, 13 centros de distribuição e quase nove mil colaboradores, o Grupo Gazin foi eleito neste ano pela revista Exame como a melhor empresa do Brasil no setor varejista. Em 2017, a organização também conquistou a 5ª posição como a melhor empresa do Brasil para se trabalhar.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h