UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Curso de Direito comemora trinta anos

Publicado em: 22/10/2010 às 16:00

Muitos dos 3.686 diplomados ocupam cargos de expressão no cenário jurídico; índice alto de aprovação no exame da OAB. Estes e outros fatos estão sendo celebrados, neste final de semana

Mesa principal: entre professores da Unipar, convidados de honra e palestrantes
O Congresso reuniu estudantes de Umuarama e de outros Campi

Desenvolver habilidades técnicas e humanísticas a partir da interpretação de fatos e textos jurídicos, por meio das reflexões doutrinárias e jurisprudenciais. Essa é a premissa do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, que comemora três décadas de história, período em que diplomou 3.686 bachareis.

Implantado em 1980 pela Fadu - Faculdade de Direito de Umuarama (sexto curso da Unipar, ainda quando não dispunha do título de Universidade), sua trajetória é marcada por grandes conquistas. Uma delas é a posição de destaque no ranking dos cursos que mais aprovam no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). De acordo com a CM Consultoria, está entre os dez que mais aprovam na região sul do país.

Além de advogados, a lista de graduados pela Unipar que seguem carreira de delegado de polícia, juiz de direito, promotor público, procurador e de professor universitário, Brasil afora, é grande. “Isso nos orgulha e nos deixa com sensação de dever cumprido”, diz a diretora do Instituto de Ciências Sociais da Unipar, professora Fernanda Matumoto.

“Nossos ex-alunos têm se revelado em vários campos do Direito; isso porque formamos profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, e, ao prestar serviço competente à comunidade, estabelecer uma relação de respeito e reciprocidade”, emenda.

O coordenador do curso, professor Valdecir Pagani, assinala fatores que colaboram para o sucesso da graduação: corpo docente capacitado e dedicado, laboratórios bem equipados para aulas práticas e biblioteca atualizada, com centenas de livros.

“Além disso, temos um projeto pedagógico antenado com os novos paradigmas do Direito, voltado a formar profissionais com princípios éticos, comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca, citando ainda que o curso investe em atividades de ensino extracurriculares, em pesquisa de ponta e em projetos de extensão universitária que atendem, anualmente, milhares de pessoas de baixa renda. “Entre esses projetos está o Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), cuja atuação vem sendo reiteradamente reconhecida e elogiada pela comunidade da região”, lembra.

No conjunto de ambientes especiais da Unipar para a prática do Direito, além dos escritórios do Sajug, estão Laboratório de Prática Jurídica Simulada, Cartório Experimental, Sala de Audiência Cívil e Trabalhista e Tribunal do Júri Simulado. “É bom lembrar também que as várias oportunidades de estágio que proporcionamos, em situações reais e simuladas, fazem grande diferença no currículo do acadêmico”, arremata o coordenador.

Congresso de Direito Com o tema ‘A Reforma do Código de Processo Civil Brasileiro’, está acontecendo neste final de semana o 1º Congresso de Direito da Unipar. A abertura foi realizada no teatro Neiva Pavan Machado Garcia, na tarde desta sexta. Entre os palestrantes estão nomes de expressão internacional. O evento, que segue no sábado, tem por objetivo promover intercâmbio de conhecimentos e comemorar os trinta anos do curso de Direito. Recepcionando os convidados estão os coordenadores dos cursos de Direito de todos os Campi da Unipar e a diretora do Instituto de Ciências Sociais, professora Fernanda Matumoto. À noite, os estudantes brindam na danceteria Pimenta Doce.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h