UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Educação Física apresenta estudos em Simpósio Internacional

Publicado em: 22/10/2010 às 10:05

No evento, realizado em São Paulo, mais de mil profissionais e alunos do Brasil e exterior se reuniram para discutir novidades e trocar experiências da área

Professores e alunos durante o Simpósio
Hélcio Gonçalves ladeado pelos palestrantes Jeans Bangsbo e Bengt Saltin e alunos
Professora Durcelina Bortoloti apresenta trabalho
Professor Hélcio Gonçalves e alunos do *Campus* Umuarama
Professor e alunos do *Campus* Cianorte
Os Professores Durcelina Bortoloti e Steven Blair
Professor Hélcio Gonçalves avalia trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Alunos apresentam os trabalhos
Professor Hélcio Gonçalves apresenta trabalho
Professora Lígia Gonçalves apresenta trabalho

Professores, egresso e alunos do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – UNIPAR, dos Campi Umuarama, Francisco Beltrão e Cianorte, participaram do 33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado em São Paulo/SP. O encontro reuniu pesquisadores e docentes renomados do Brasil e exterior (entre 7 e 9/10).

Neste ano, especialistas apresentaram as mais recentes pesquisas e trabalhos pertinentes à área da educação física. Os professores doutores Steven Blair e Thomas Michael Best, membros do American College Medicine Sports (órgão que regulamenta a normas de prescrição de exercícios físicos no mundo) falaram sobre ‘Treinamento, Atividade Física e Saúde’, abordando a questão da obesidade e aderência aos programas de exercícios.

Força, Fisiologia do Exercício, Atividade Física e Envelhecimento e Nutrição também foram temas abordados pelos pesquisadores Jeans Bangsbo e Bengt Saltin da Universidade de Copenhagen/Dinamarca. Durante os fóruns, conferências e mesas-redondas foram discutidos os temas Atividade físicas no sistema de saúde, As dificuldades e experiências sobre os problemas de saúde pública, entre outros. O grupo da Unipar, integrado por estudantes ligados aos programas de iniciação científica, apresentou quinze trabalhos de pesquisa. Três deles abordam Influência da prática de ginástica laboral na flexibilidade de profissionais da saúde da área de odontologia, Aspectos motores em senhoras praticantes de hidroginástica e Perfil antropométrico de atletas da seleção brasileira.

O professor doutor Hélcio Gonçalves, do Campus Umuarama, integrou a comissão científica e de análise dos trabalhos apresentados e, junto com a professora Durcelina Bortoloti, do Campus Francisco Beltrão, coordenou sessões de temas livres. A professora Ligia Gonçalves apresentou o tema: Síndrome de burnout em atletas de ginástica rítmica do Paraná.

“Foi uma oportunidade de conhecer e discutir mais de perto as diferentes pesquisas realizadas na área de fisiologia do exercício, atividade física, saúde e qualidade de vida”, enfatizou a professora Durcelina Bortoloti. Para participar do evento, os professores tiveram ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) e os alunos do colegiado do curso.

Redes sociais>