UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Aula Magna aborda proposta de ecossistema de inovação regional

Publicado em: 30/04/2019 às 16:00

Evento foi promovido pelos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências Contábeis

Em palestra, Marcos Ferronato
Em palestra, Marcos Ferronato
Palestrante Marcos Ferronato com o professor Fernando
Palestrante Marcos Ferronato com o professor Fernando
Coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e acadêmicos

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, promoveram Aula Magna com Marcos Ferronato, especialista em gestão e tecnologia.

O evento reuniu no auditório do Câmpus acadêmicos de todas as turmas dos dois cursos e ainda acadêmicos de Farmácia, que participaram por terem na grade disciplina de empreendedorismo. Também foram convidados alunos do curso Técnico de Administração, do Colégio Estadual Premen.

O tema abordado foi ‘Ecossistema de inovação: case startup NetWord Agro”. Ferronato, que tem mais de 30 anos de experiência em cargos de gestão e tecnologia em grandes empresas, é CEO da NetWord Agro, empresa de inovação tecnológica em agricultura de precisão sediada em Palotina.

Graduado em Ciência da Computação e Administração, com especialização em Gestão de Projetos de TI e Engenharia de Petróleo e mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão IF Fluminense, o palestrante atuou no extinto Bamerindus, na Coamo e Petrobras. E foi sobre suas experiências o foco da palestra.

De maneira lúdica, aos estudantes ele explicou o que é um ecossistema de inovação e quais são as funções de cada ator dentro dele, frisando principalmente o papel da universidade perante às empresas e vice-versa. E apresentou como a NetWord Agro se encaixa hoje nesse ecossistema.

Ferronato contou que a NetWord está instalada em uma incubadora na cidade de Palotina e falou sobre o case da empresa, citando os caminhos, as etapas passadas, os avanços, dificuldades encontradas e como a empresa está atualmente.

O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Fernando Rigo Botelho, recepcionou o palestrante. “Muito importante e produtiva a contribuição de Ferronato, com seu conhecimento e sua experiência, para a formação e fortalecimento do nosso ecossistema de inovação regional”, diz, ao justificar a escolha do convidado para a Aula Magna.

Segundo ele, os alunos tanto da graduação, quanto do ensino médio puderam refletir de uma maneira diferente sobre o assunto, assim como conhecer formas de ações do ecossistema da região: “Inovação assume um papel cada vez mais importante num mundo em que precisamos melhorar a produtividade, qualidade de vida e aproveitamento dos recursos naturais”.

Botelho agradece a prestatividade do palestrante e ao Sebrae/Toledo pela indicação.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h