UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Modernidade: Unipar prepara professores para educar na era digital

Publicado em: 11/04/2019 às 15:00

Em ações do Pró-Magíster, docentes aprendem a inovar, unindo tecnologia à transmissão tradicional do conhecimento

Aplicação das metodologias ativas no curso de Odontologia na Unidade de Umuarama
Aplicação das metodologias ativas no curso de Odontologia na Unidade de Umuarama
Aplicação das metodologias ativas no curso de Odontologia na Unidade de Umuarama
Capacitação dos professores na Unidade de Francisco Beltrão
Capacitação dos professores na Unidade de Cascavel
Capacitação dos professores na Unidade de Cianorte
Capacitação dos professores na Unidade de Guaíra
Capacitação dos professores na Unidade de Paranavaí
Capacitação dos professores na Unidade de Toledo
Capacitação dos professores na Unidade de Umuarama

A Universidade Paranaense está sempre buscando aprimorar seus processos pedagógicos, acompanhando a evolução da tecnologia. Por esse motivo, o Pró-Magíster (Programa de Valorização do Magistério Superior) da Unipar investe em projetos contínuos de capacitação de professores, preparando-os para trabalhar com as inovações do ensino.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Luiz Roberto Prandi, as metodologias ativas e ferramentas tecnológicas tornaram-se essenciais na educação: “Por meio delas o professor potencializa suas aulas, tornando-as mais dinâmicas, diferenciadas e atrativas aos alunos; ele precisa acreditar que a tecnologia é uma grande aliada do ensino dessa nova geração”.

O consultor de inovação da Unipar, professor Paulo Tomazinho, explica que a pressão das tecnologias exponenciais e as constantes mudanças geram impacto no modo de viver em sociedade: “Áreas como a medicina, o comércio, a publicidade, o marketing, os bancos têm se adaptado e incluído cada vez mais essas tecnologias aos seus processos. Hoje o professor pode escolher uma metodologia ou tecnologia com propósito pedagógico e evidência científica que suportam sua eficácia”.

No Curso de Odontologia da Unipar, desde que foram instituídas as metodologias ativas associadas ao uso das ferramentas GSuit ou usadas de forma tradicional, foi possível observar um maior envolvimento do aluno com o seu aprendizado. Como resultado, apresentaram um desempenho melhor, pois os recursos permitiram diagnosticar de forma precisa as diferenças existentes entre os alunos na captação dos conteúdos e para tanto instituir estratégias que permitam alcançar o todo.

Para a coordenadora do curso, professora Cintia Araújo, as gerações atuais exigem uma necessidade de rever a forma de ensinar, com as tecnologias tão presentes no cotidiano dos alunos agora incluídas no estudo: “A adesão dos alunos foi positiva desde a implementação das propostas piloto. E no momento atual, os recursos estão sendo aplicados não somente ao ensino, mas para a pesquisa e a extensão, permitindo qualidade na formação integral do acadêmico”, acrescenta.

O acadêmico João Carlos Rafael Júnior, de Odontologia, confirma que as metodologias ativas têm sido um importante aliado no ensino: “As vantagens no aprendizado são enormes, pois a absorção dos conteúdos é facilitada; temos papel fundamental no processo de aprendizado, quebrando a monotonia das aulas tradicionais”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h