UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Assembleia Legislativa homenageia professora Neiva, vice-reitora da Unipar

Publicado em: 19/03/2019 às 15:28

O filho e Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, representou a professora no evento, realizado ontem, em Curitiba

Reitor Carlos Eduardo Garcia recebe a homenagem do deputado Delegado Fernando: segundo ele, professora Neiva é exemplo inspirador
Professora Neiva, na Câmara dos Vereadores de Umuarama, quando, no ano passado, foi contemplada com o título ‘Mulher Cidadã’
Professora Neiva e o marido Cândido Garcia (em memória), na ocasião em que ele foi homenageado pela Uopeccan: o casal, mentor da Unipar, esbanjava alegria e amor pelo trabalho

A Assembleia Legislativa do Paraná dedicou o Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (18) para homenagear mulheres de atuação destacada em várias áreas da sociedade paranaense. 

Entre elas está a fundadora e vice-reitora da Universidade Paranaense, Neiva Pavan Machado Garcia. A indicação foi do deputado estadual Delegado Fernando (PSL), que é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia.

Mas Dona Neiva não pôde ir à solenidade de entrega da menção honrosa, na qual foi representada por seu filho, o Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia.

“Vejo na Dona Neiva a expressão da mulher guerreira e inspiradora, que, com maestria, construiu um patrimônio de conhecimento para milhares de alunos, hoje profissionais nas mais diversas áreas de atuação”, disse o deputado Delegado Fernando.

Ele se refere à extensa biografia da professora Neiva, que é protagonista de um importante capítulo da história da Educação Superior do Paraná: ela é sócia-fundadora de uma das maiores e mais bem estruturadas universidades privadas do Estado, a Unipar, instituição criada em 1973 e, hoje, com cerca de vinte mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), está presente em sete cidades-polo do Paraná.

Paulista, no início dos anos de 1970, Dona Neiva veio do interior do vizinho estado para o Paraná com o objetivo de investir em criação de escolas de ensino superior. À época, também foi coadjuvante da criação da Faculdade Paranaense, de Rolândia-PR.

Considerando-se "uma apaixonada pela educação", ainda hoje, aos 76 anos, trabalha assiduamente como o braço direito da Reitoria. E acreditando no talento das mulheres, a inteligência, a sensibilidade e a disposição incontestável para o trabalho dessa mentora dos princípios pedagógicos da Instituição tornaram-se exemplos seguidos por toda a ala feminina que ocupa funções na Unipar, tanto na área docente, quanto na administrativa.

Outras homenageadas

No evento da ALEP também foram homenageadas a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, indicada pela deputada Mara Lima; a delegada titular da Delegacia da Mulher de Ponta Grossa, Claudia Kruger, indicada pela deputada Mabel Canto; a ex-governadora Cida Borghetti Barros (PP), indicada pela deputada (e filha) Maria Victória; e a ex-secretária de Mulheres do PT do Paraná, coordenadora do Fórum Popular de Mulheres, Antonia Passos de Araújo, indicada pela deputada Luciana Rafagnin.

O diploma endereçado in memoriam à soldado Barbara Aline Gonçalves da Rocha, pelo deputado Delegado Francischini (PSL), foi recebido por seu pai, Claudecir Gonçalves da Rocha. A soldado foi morta num confronto com criminosos, em 24 de dezembro de 2016.

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), anunciou a criação de uma Procuradoria da Mulher na Casa, com o objetivo de oferecer apoio às demandas femininas.

A deputada Mara Lima, presidente da CDDM, saudou as homenageadas reafirmando a necessidade de incentivar a participação cada vez mais efetiva da mulher nas decisões que afetam a sociedade. Lamentou que ao longo de 19 Legislaturas apenas 22 mulheres tenham exercido mandatos na ALEP.

Em entrevista aos jornalistas, o Delegado Fernando falou sobre a importância de projetos que defendem os direitos da mulher e que se tornaram lei, como a efetivação do Botão do Pânico e a Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas.

[Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Delegado Fernando]

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h