UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: No São Cristóvão, crianças já comemoram seu dia

Publicado em: 06/10/2010 às 11:00

Programação da escola do bairro valoriza a brincadeira e sua importância pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Estudantes de Educação Física colaboram

Alunos de Educação Física auxiliaram nas atividades
A diretora da escola, professora Cleusa Barbosa e a coordenadora pedagógica Alice Fabiche
Criançada se diverte no ‘Espaço de Lazer ‘ de Educação Física

Uma extensa programação com atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer marcam a Semana da Criança na Escola Municipal São Cristóvão. O projeto teve início nesta terça-feira (5), com um dia inteiro de brincadeiras do Projeto de Extensão Espaço de Lazer do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar. O objetivo é ampliar o sentido do Dia das Crianças, valorizando a brincadeira e sua importância pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.

A programação prossegue durante a semana com apresentações de dança, teatro, recital de poesias, campeonato de xadrez, além de um conteúdo didático especial a ser trabalhado em sala de aula. As atividades terminam na sexta-feira (8), com um passeio até a Chácara da Associação Esportiva Sanepar de Umuarama, onde participarão de jogos e gincanas. Cerca de 230 crianças serão contempladas. Além dos alunos matriculados na escola, crianças da Creche Jardim São Cristóvão também participam.

“Muito além do consumismo, do simples ato de ganhar brinquedos e doces, o Dia das Crianças deve remeter ao sentido da infância: essa época tão especial da vida de todos nós”, disse a diretora da escola, Cleusa Viana de Almeida Barbosa. Para ela, atualmente as brincadeiras das crianças estão cada vez mais tecnológicas.

“Não é raro ver crianças com 8-10 anos que têm Orkut, Facebook, que se divertem por horas com videogames e jogos eletrônicos. Com esse projeto queremos resgatar a essência do brincar, de jogar, de se movimentar – gestos que parecem comuns e simples, mas que são fundamentalmente importantes no processo de ensino-aprendizagem”, complementou a diretora.

Para a estagiária do curso de Educação Física da Unipar, Cleise Laine Scabello, esta é uma oportunidade para colocar em prática teorias estudadas em sala de aula. “Eu adoro esse contato com as crianças. Participo do projeto há dois anos. Além da oportunidade do estágio, de poder sair da teoria e ficar mais perto da prática, acredito que o melhor mesmo é o sentimento de proporcionar esses momentos de alegria para tantas crianças”, disse.

O aluno da terceira série do Ensino Fundamental, Jonathan Matias, aprovou a programação diferenciada. “Assim a gente aprende, a gente brinca e é feliz”, disse o menino. Com ele, Pedro, Gabriel, Ana Luiza, Vitória e dezenas de outros rostinhos felizes se amontoaram para a foto, eternizando a alegria mágica e incomparável que só a infância tem.

Parceria

A Unipar, via Projeto de Extensão Espaço de Lazer, escalou 30 acadêmicos do curso de Educação Física para colaborar na Semana da Criança da Escola Municipal São Cristóvão. Foram instalados cinco brinquedos, entre eles, cama elástica, piscina de bolinhas e montanha inflável, mais uma pipoqueira e uma máquina de algodão doce. As guloseimas foram distribuídas gratuitamente. Os estagiários também fizeram pintura artística na face e unhas das crianças.

Para a coordenadora pedagógica Alice Espanhol de Oilveira Fabiche, a parceria com a Unipar foi fundamental. “Fomos prontamente atendidos pela professora Silvia Sucupira e sua equipe. O sorriso no rosto de cada criança é a demonstração mais clara de que esse trabalho conjunto vale a pena, sempre”. Ela agradece a colaboração da Unipar, de todos os estagiários que participaram, assim como da Associação Esportiva Sanepar de Umuarama que cedeu o espaço para a confraternização que encerra as atividades.

(Release enviado pela Escola Municipal São Cristóvão com texto e foto by Rosi Rodrigues)

Redes sociais>