UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Unipar celebra ‘Dia da Responsabilidade Social’

Publicado em: 29/09/2010 às 16:45

Data leva instituições de ensino superior a promoverem atividades em prol da comunidade. Os Campi da Unipar aderiram, realizando ações importantes

Em Cascavel: Professores Maria Denardi, de Ciências Contábeis, e Emerson Souza, ensinaram idosos a pescar no videogame
Em Cascavel: Idosos receberam cuidados dos cursos da Unipar
Em Cascavel: Plantas Medicinais foram distribuídas aos visitantes da Feira do Produtor
Em Cascavel: Aferição da pressão foi um dos serviços ofertados na Feira do Produtor
Em Cascavel: Professores levaram diversificadas brincadeiras para o Lar dos Bebês
Em Cianorte: Crianças se divertiram com ‘palhaços’ da Santa Casa de Cianorte
Em Cianorte: Equipe da Unipar em pose
Em Paranavaí: Curso de Administração ofereceu consultorias a empresas
Em Paranavaí: Cursos realizaram atendimento à comunidade
Em Paranavaí: Procedimentos estéticos atraíram público feminino
Em Guaíra: Aferição da pressão foi um dos serviços ofertados
Em Guaíra: Mudas de plantas nativas foram distribuídas
Em Guaíra: Massagem relaxante atraiu público de todas as idades
Em Guaíra: Crianças se divertiram com atividades recreativas, palhaços e pinturas de rosto
Em Francisco Beltrão: Alunas e professoras prestam serviços no evento Saúde da Mulher
Orientações sobre câncer de mama e de colo uterino atraiu muitas mulheres
Alunas de Enfermagem realizam teste de glicemia
Em Umuarama: Unipar Itinerante orientou motoristas na rodovia
Em Umuarama: Educação Física realizou avaliação de força e flexibilidade
Em Umuarama: Orientações sobre saúde no trânsito fez parte
Em Umuarama: Unipar participou do Paraná em Ação: mais de 63 mil atendimentos
Em Umuarama: Alunos e professores que participaram das atividades
Em Umuarama: Espaço de Lazer de Educação Física
Em Toledo: Ciências Biológicas realizou mostra de orquídeas
Em Toledo: Nutrição prestou orientações sobre alimentação saudável
Em Toledo: Procedimentos estéticos atraiu público feminino
Em Toledo: Oficina de dobraduras atraiu a criançada
Em Toledo: Atenção à saúde foi priorizada

Em 25/9, sábado, comemorou-se o ‘Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular’. A data foi proposta pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), que, todos os anos, conclama instituições de todo o país a participar. Nesse dia, todas mostram o que fazem na área de ação social. A Universidade Paranaense aderiu, correspondendo com várias atividades coordenadas pelo DSCU (Departamento de Comunicação Social Universitária) da DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação) e equipes do Prove (Programa de Valorização da Educação), com apoio da DEGEU (Diretoria Executiva da Gestão da Extensão Universitária), via projetos de extensão. Confira...

Em Cascavel

Professores e estudantes do Campus visitaram o Lar dos Bebês, o Condomínio da Terceira Idade e a Feira do Produtor. As crianças foram assistidas por equipes dos cursos de História, Direito, Psicologia, Design de Moda e Sistemas de Informação, que prepararam uma saudável salada de frutas, além de brincadeiras estimulantes, cujo personagem principal foi o pica-pau. A manhã interativa também despertou sorrisos dos velhinhos, que tiveram direito a sorteios de bingo, premiações, videogame, jogos de cartas, exames de glicemia, lanche e manicure, para as mais vaidosas. As atividades foram desenvolvidas pelos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis e Matemática. Já os clientes da Feira do Produtor receberam orientações na área da saúde, pelos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Odontologia. Centenas de pessoas foram contempladas com exames de glicemia, aferição da pressão arterial, sessões de massagem relaxante, maquiagem e orientação sobre o câncer bucal e de mama. Os visitantes também puderam levar para casa mudas de plantas medicinais, indicadas para o controle de várias doenças. A diretora do Campus, professora Débora Venturin, acompanhou os trabalhos, que foram coordenados pelo Prove (Programa de Valorização da Educação).

Em Cianorte

Alunos do curso de Enfermagem realizaram atendimentos à comunidade. Aferição da pressão arterial, distribuição de preservativos (camisinha), orientação sobre DST’s e câncer de colo de útero foram ofertados pelo curso. O foco, porém, foi para a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A diversão da criançada também foi garantida com os ‘palhaços’ da Santa Casa de Cianorte. Cerca de trezentas pessoas foram atendidas. As atividades foram acompanhadas pelas equipes da Direção, do Prove (Programa de Valorização da Educação) e das coordenadorias de cursos.

Em Paranavaí

Na praça da prefeitura, os cursos de Estética e Cosmética, Farmácia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Agronegócios, Direito, Administração e Sistemas de Informação desenvolveram atividades de higienização facial, testes de glicemia, testes de triglicerídios, testes de colesterol, aferição de pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), orientações quanto ao direito do idoso e jurídicas, consultas de multas no Detran, cadastros e recadastramentos de CPF, mostra de peças recicladas e entrega de sacolas ecológicas com canetas e garrafas para os motoristas. O museu interdisciplinar de ciências também participou com uma mostra de animais peçonhentos. O destaque, porém, ficou a cargo do curso de Administração que, sob supervisão do professor Hercílio Costa Filho, ofertou consultoria gratuita sobre análises de layouts, junto às empresas do município. Os trabalhos do Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais) também foram divulgados na oportunidade. Os alunos realizaram visitas ao comércio e, além de prestarem consultoria, também cadastraram empresas interessadas em receber a visita do responsável técnico do Ciape, Victor Biazon, para uma posterior continuidade nos trabalhos de consultoria. Vinte e oito empresas foram visitadas e dezessete delas manifestaram interesse em receber uma visita posterior para consultoria.

Em Guaíra

Equipes de professores e alunos do Campus Guaíra ofertaram atividades nas áreas da saúde, humanas e exatas, como massagem relaxante, avaliação capilar e facial, aferição de pressão, testes de diabetes e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e sobre prevenção ao câncer de mama; também ofereceram atividades recreativas para as crianças. A comunidade ainda recebeu mudas de plantas nativas ofertadas pelos acadêmicos de Gestão Ambiental em Parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Municipal. Além disso, um ‘feirão de impostos’ conscientizou a população sobre quanto é pago de tributos nos produtos. Manutenções de computadores e orientações jurídicas também fizeram parte da programação. À frente dos trabalhos estavam coordenadores de cursos, professores e o Prove (Programa de Valorização da Educação).

Em Francisco Beltrão

Professores e alunos do Campus Francisco Beltrão se reuniram para uma importante tarefa de responsabilidade social. Em pontos estratégicos da cidade, alunos de Ciências Biológicas apresentaram embalagens de resíduos sólidos recicláveis e não-recicláveis, além do resultado de pesquisa realizada por uma aluna sobre resíduos adequadamente coletados em Francisco Beltrão. Foram feitas orientações sobre a destinação adequada do material e sua importância para o município, em auxílio à campanha municipal de coleta seletiva. Outras atividades tiveram como foco prevenção da saúde. No Sesc e na Unipar, equipes de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética e Nutrição fizeram o cadastramento de doadores de medula óssea. Ainda no Sesc, os cursos de Enfermagem, Nutrição e Farmácia realizaram aferição da pressão arterial, teste de colesterol e orientaram para saúde do coração. No calçadão central, turmas de Enfermagem, Nutrição e Farmácia contribuíram com aferição da pressão arterial e prevenção da saúde bucal (escovação e orientação no escovódromo). No bairro Pinheirão, estudantes de Enfermagem e Nutrição realizaram triagem para consultas e cálculo do índice de massa corpórea. Também houve arrecadação de diversos materiais recicláveis domiciliares e industriais para reuso em oficinas de artesanato, solicitados pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, como garrafas de vidro, filtros de café usado, bandejas de isopor, tampas de garrafas pet e fibras naturais diversas. Os materiais serão doados ao grupo de alunos do projeto de extensão Arte na Maturidade. Atividade diferenciada foi realizada pelo curso de Direito, que visitou a Casa de Abrigo Anjo Gabriel, distribuiu brinquedos, serviu café da manhã e divertiu as crianças. A ação se estendeu para o município de Itapejara D’Oeste, onde os cursos de Biomedicina, Estética e Cosmética, Enfermagem e Farmácia fizeram coleta de preventivo, orientaram sobre câncer de mama e de colo uterino e distribuíram preservativos.

Campus-Sede

Em Umuarama, professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Estética e Cosmética, Odontologia, Educação Física e desenvolveram inúmeras atividades no posto da Polícia Rodoviária de Cruzeiro do Oeste, via ação ‘Unipar Itinerante’. Serviços como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, massagem, orientações sobre câncer bucal, avaliação de força e flexibilidade, orientações sobre saúde no trânsito e meio ambiente foram oferecidos ao que transitaram pela PR 323. Centenas de pessoas foram atendidas, entre motoristas e passageiros. Também em comemoração ao Dia da Responsabilidade Social, a Unipar participou do ‘Paraná em Ação’, realizado em Umuarama. O evento beneficiou a população com mais de duzentos serviços gratuitos, totalizando 63 mil atendimentos. Realizada pelo Governo Estadual em parceria com a prefeitura e a Unipar, a feira da cidadania mobilizou cerca de 500 profissionais, somando professores e estudantes dos cursos da Unipar (só o curso de Educação Física levou 340 acadêmicos para monitorar atividades com as crianças). Bastante motivadas, as equipes de Odontologia, Estética e Cosmética, Biomedicina, Sistemas de Informação, Educação Física, Serviço Social, Direito, Enfermagem, Química, Farmácia, Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas e Administração doaram um pouco de si nesta ação em favor do próximo. Durante três dias, mais de 20 mil pessoas de Umuarama e região usufruíram de serviços.

Em Toledo

O Curso de Farmácia esteve presente no Supermercado Allmayer, realizando aferição de pressão arterial, orientações sobre uso racional de medicamentos, fitoterápicos, verificação de glicemia, além da campanha de arrecadação de medicamentos.Enfermagem montou um posto de atendimento no Supermercado Lunitti, Loja do Jardim Porto Alegre, e prestou esclarecimentos sobre câncer de mama, câncer de próstata, aferição de pressão arterial, entre outras orientações de saúde.Já o curso de Fisioterapia esteve no Restaurante Filezão realizando aferição de pressão arterial, verificação de oxigenação sanguínea, orientações posturais, cuidados de prevenção à diabete, à hipertensão, riscos do cigarro, entre outros.No Hall do Shopping Panambi estiveram concentrados os cursos de Nutrição, Estética e Cosmética e Ciências Biológicas, com atividades que atraíram visitantes durante todo o período de funcionamento do estabelecimento.Ciências Biológicas enalteceu o ano da biodiversidade realizando uma mostra de orquídeas e distribuindo mudas da planta, além da promoção da Oficina de Dobraduras, onde as crianças aprenderam a confeccionar vários animais em papel. Nutrição realizou verificação do índice de massa corpórea além de orientações para alimentação saudável. Já o curso de Estética e Cosmética montou um ambiente especial para o embelezamento pessoal e além de maquiagem ofertou ainda penteados em trança.A Campanha T.I Verde, promovida através de parceria entre os cursos de Ciências Biológicas e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas arrecadou dois computadores em funcionamento, além de periféricos, para manutenção e posterior doação à entidades assistenciais.As ações foram organizadas pelo PROVE (Programa de Valorização da Educação) Setorial.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031